SOCIOLOGIA
1. Leia o texto.
O pior analfabeto
é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, não participa
dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato, do remédio
depende das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e estufa o peito
dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil
que da sua ignorância política
nascem a prostituta, o menor abandonado,
o assaltante e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra, corrupto
e lacaio das empresas nacionais e
multinacionais.
Bertolt Brecht. Disponível em:
<http://www.culturabrasil.org/ohomemepol.htm>.
Por meio da
reflexão poética de Bertolt Brecht é correto afirmar sobre a participação do
homem na política:
a)
Para
Aristóteles, no século III a.C., um indivíduo político deveria ser um gestor
público, um legislador ou um militante partidário, um cidadão, integrante de
uma sociedade que necessitasse da intervenção de um único indivíduo para
governar, para que esta se constitua como tal.
b)
Um
indivíduo político deve ter competência para pensar, discernir, argumentar,
refletir, analisar, significar e tantas outras habilidades que se referem
apenas ao ser humano. O não desenvolver características políticas é abdicar das
potencialidades humanas de reflexão e crítica na construção do perfil de
cidadão.
c)
O
homem político é todo aquele que com o seu poder de reflexão e crítica sobre o
seu entorno proporciona o bem-estar de toda uma população ratificando a forma
de governo atual, como é colocado no poema.
d)
O
analfabeto político que a reflexão anterior coloca é referência do ser humano
participativo nos movimentos sociais e políticos, porém o sistema na qual ele
está inserido inibe a sua atuação.
e)
A
participação do ser humano em todo processo político é caracterizado pela
construção de sua consciência política e na formação de uma sociedade mais
participativa, manifestado única e exclusivamente durante o processo eleitoral.
2. O Brasil adota a democracia como forma de governo,
modelo este em que o povo participa da vida política de forma transparente,
seja de forma direta ou representativa. Tendo na Constituição Federal ou Carta
Magna a lei maior que determina os direitos e deveres dos cidadãos.


Sobre o
sistema político e sua configuração nos tipos de governos o Brasil pode ser
caracterizado por:
a)
O sistema político brasileiro é caracterizado por ser uma
República Federativa e presidencialista, onde se encontra uma divisão em três
poderes distintos e interdependentes que atuam em conjunto dentro das premissas
legais da Constituição Federal, visando à efetivação de suas garantias e
princípios dentro do processo democrático, constituindo os direitos civis,
políticos e sociais.
b)
O
sistema político brasileiro é caracterizado por ser uma República Federativa e
presidencialista, onde se pode encontrar uma divisão em três poderes que
independem um do outro para atuar dentro das premissas legais da Constituição
Federal. A garantia que o conteúdo da Carta Magna seja efetivado dentro do
processo democrático compete única e exclusivamente ao poder executivo pela
figura do presidente da república, onde também se tem a constituição, os
direitos civis e sociais.
c)
O
sistema político brasileiro avançou muito desde a sua independência de
Portugal. Iniciou com a monarquia, passando pela monarquia parlamentar e depois
a república que já iniciou com a participação direta da população brasileira,
onde a Constituição Federal pouco foi alterada.
d)
A
democracia brasileira nos últimos anos está relativamente consolidada, porém
ainda enfrenta um paradoxo, onde a maioria da população brasileira é incrédula
do regime democrático em quase sua totalidade. Muitos não confiam no
parlamento, em partidos, tribunais de justiças e serviços públicos de
necessidade básica. Mesmo com o sistema político brasileiro oportunizando a
participação ativa da população por meio de seus representantes eleitos e até
mesmo da sociedade civil organizada.
a)
I
e II
b)
I,
II e IV
c)
I
e IV
d)
II,
III e IV
e)
Todas
as afirmativas
3.
Ministro diz que Paraguai deve seguir exemplo do Brasil
Os paraguaios precisam seguir a experiência
brasileira". Foi com esta afirmação que o presidente do Tribunal Superior
de Justiça Eleitoral do Paraguai, ministro Alberto Ramirez Zambonini em 2003,
resumiu o espírito que tomou conta do país vizinho na noite de 27 de abril de
2003, quando foi divulgado o primeiro boletim com os resultados das eleições
presidenciais do país, realizadas com as urnas eletrônicas brasileiras. "A
urna eletrônica significa o primeiro grande passo para a modernidade eleitoral
do Paraguai", continuou Zambonini, destacando ainda que sem a novidade
tecnológica brasileira as eleições paraguaias não seriam tão eficientes quanto
foram. Ele lembrou que a utilização das urnas foi fundamental para a agilidade
do pleito e para a consolidação da democracia paraguaia. O desempenho das urnas
brasileiras foi tão positivo que o futuro presidente da Corte Eleitoral
paraguaia, juiz Rafael Anselmo Dendia, já adiantou que realizará as próximas
eleições municipais no país com 100% do eleitorado votando por meio do novo
sistema. Para isso, será mantido o convênio entre Brasil, Paraguai, e a
Organização dos Estados Americanos, que custeia o deslocamento das urnas entre
Brasil e Paraguai, bem como o seguro do material.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2003/not20030428p28492.htm>.
(Adaptado)
O Brasil ao
longo de sua historia construiu o seu processo eleitoral, desde o voto de
cabresto até o voto direto através da urna eletrônica, que representa toda uma
caracterização do sistema político brasileiro. Sobre esse processo político
pode-se afirmar que é incorreto:
a)
Nas
sociedades modernas, o sistema eleitoral estabelece a representatividade da
população por meio de eleitos que expressam a vontade e o interesse de seus
eleitores representados por características de liberdade e periodicidade,
perfazendo a manutenção da democracia.
b)
Outra
garantia da efetividade da democracia no processo eleitoral é a diversidade de
partidos políticos, onde o número varia de acordo com cada país e sua legislação
vigente. Eles surgiram com a sociedade moderna no século XX, caracterizando
importantes instrumentos de luta, reivindicação, transformação social,
conquistas e ampliação de direitos civis e políticos de toda sociedade.
c)
Para
muitos a urna eletrônica é um mecanismo salutar que vem de encontro à
dinamização do processo eleitoral brasileiro e que deveria ser seguido por
grande parte dos países da América Latina e de países desenvolvidos, que ainda
realizam o seu processo eleitoral em cédulas de papel e demoram dias para
conhecerem seus futuros governantes.
d)
O
processo de eleição em cada país se aplica de forma diferenciada, e para a
garantia do processo democrático eleitoral as Nações Unidas enviam
observadores. Isso é comum em todos os países, mesmo nos governos autoritários
que procuram inovar a cada processo eleitoral.
e)
Até
a chegada da urna eletrônica o processo eleitoral no Brasil passou por muitas
transformações. Tais transformações se davam a revelia, conforme o governo que
atuava no país. Porém mesmo sendo uma democracia o voto no Brasil é obrigatório
por lei, sujeito a sansões para aqueles que deixam de cumprir com o seu
“direito”.
4.
Observe a charge.

Disponível em:
<http://rogeliocasado.blogspot.com/2010/01/forum-social-mundial-carta-dos.html>.
Os movimentos
sociais surgem na emergência da consolidação da democracia. Sobre a
legitimidade dos movimentos sociais é incorreto
afirmar que:
são caracterizados por grupos organizados que
promovem manifestações que condizem com seus ideais e propósitos, muitos acabam
não conquistando a simpatia de uma parcela da população e dos governantes, já
que a maioria dos movimentos é contra a forma que o sistema político está
estruturado.
sempre surgiram, seja no Brasil ou em outros
países pelo mundo, eles legitimam a vontade do povo perante os governos
independente do partido e da ideologia, já que procuram estabelecer o
cumprimento das legislações vigentes ou quando há a necessidade de mudanças
destas por novas conjunturas sociais e políticas.
o
MST – Movimento dos Trabalhadores -Terra tem como objetivo lutar pela terra,
por Reforma Agrária e, por uma sociedade mais justa e fraterna, assim como a
maioria dos movimentos sociais ela surgiu por meio de uma população
marginalizada pelo sistema como: posseiros, barrageiros (trabalhadores
contratados para trabalhar na construção das barragens e após são abandonados à
própria sorte sem condições dignas de moradias), migrantes, meeiros, parceiros,
pequenos agricultores, dentre outros.
atualmente
permeiam não somente a população sem condições para adquirirem o básico para a
sua sobrevivência, tais como moradia, saneamento básico, condições dignas de
trabalho, dentre outras. Procuram além das necessidades básicas a garantia de
estabelecer uma sadia qualidade de vida, seja por movimentos ambientais,
economias ou por gênero.
como
não visam à apropriação do estado, sua história, de uma forma geral, identifica
que eles sempre tiveram impactos reduzidos tanto no sistema político quanto no
social, em virtude da pouca representatividade.
5.
A prática política
vem se desenvolvendo ao longo dos séculos, surge com o rompimento do poder
despótico pelos gregos e romanos que criaram o poder político, estabelecidos
por alguns princípios, sobre eles é correto afirmar que:
a)
Separaram
a autoridade pessoal privada do chefe de família do poder impessoal público,
pertencente à coletividade; separaram o privado do público e associaram a
identificação do poder político com a pessoa do governante.
b)
A
autoridade militar continua agregada ao poder civil, subordinando a segunda ao
primeiro, configurando o governo democrático.
c)
Criaram
a instituição do fundo público, isto é, dos bens e recursos que pertencem à
sociedade e são administrados por uma elite dominante por meio de taxas,
impostos e tributos.
d)
Criaram
a ideia e a pratica da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública,
definidora dos direitos e deveres para todos os cidadãos, impedindo que fosse
confundida com a vontade de um governante.
e)
Criaram
o espaço político ou espaço público, assembleia e senado, na qual os que não
possuem direitos iguais de cidadania discutiam suas opiniões, defendendo
interesses da minoria que governa um dado território.
6.
UEM-PR – Leia abaixo
um resumo das conclusões apresentadas pela pesquisadora Mayla Di Martino em relação
ao perfil do político brasileiro.
Para ocupar uma cadeira no Legislativo
Nacional é preciso ter entrado no jogo da política e ter tido algum sucesso
nele. É preciso se tornar um profissional, ter vencido eleições ou ter assumido
cargos políticos indicados’, afirma a pesquisadora. Nos últimos 15 anos,
segundo ela, os chamados novatos que entraram na Câmara dos Deputados venceram,
em média, anteriormente pelo menos duas eleições para outros cargos políticos e
80% deles tiveram algum tipo de experiência política prévia.
AGUIAR, Joselia. Deputado
Profissional. Revista Pesquisa Fapesp, ed. 169, mar. 2010. Disponível em:
<http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4077&bd=1&pg+1&lg=>.
Acesso em: 21 jun. 2010.
Tendo como
referência os resultados anteriores apresentados e seus conhecimentos sobre as
relações de poder no Brasil, assinale o que for correto.
01) O parlamento brasileiro é composto
em grande parte por políticos sem nenhuma experiência prévia na política.
02) Cantores, pastores, atores e
apresentadores de TV têm maior chance de eleição, ao concorrem para uma vaga na
Câmara dos Deputados, do que os chamados políticos profissionais.
04) A presença de legisladores sem
tradição política na Câmara dos Deputados não é o padrão dos processos mais
regulares da política brasileira.
08) Para ter sucesso no mundo da
política, é necessário acumular experiência em cargos diversificados e
estabelecer relações com as políticas locais.
16) Os processos políticos brasileiros
restringem completamente as eleições de novatos para cargos políticos de alto
escalão, como a Câmara dos Deputados
7. UFPR – Ao longo das últimas três décadas, houve um aumento significativo
dos movimentos sociais em todo mundo. Qual é o objetivo dos movimentos sociais?
Cite três movimentos dentre os que mais se destacaram em todo mundo nos últimos
30 anos. Comente seus objetivos e modos de atuação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. UEL-PR – Leia o texto a seguir.
Na verdade, a ideologia
impessoal do liberalismo democrático jamais se naturalizou entre nós. Só
assimilamos efetivamente esses princípios até onde coincidiram com a negação
pura e simples de uma autoridade incômoda, confirmando nosso instintivo horror
às hierarquias e permitindo tratar com familiaridade os governantes.
HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia
das Letras, 1995. p. 160.
O
trecho de Raízes do Brasil ilustra a interpretação de Sérgio Buarque de Holanda
sobre a tradição política brasileira. A esse respeito, considere as afirmativas
a seguir.
I. As mudanças políticas
no Brasil ocorreram conservando elementos patrimonialistas e paternalistas que
dificultam a consolidação democrática.
II. A política brasileira
é tradicionalmente voltada para a recusa das relações hierárquicas, as quais
são incompatíveis com regimes democráticos.
III. As relações pessoais
entre governantes e governados inviabilizaram a instauração do fenômeno
democrático no país com a mesma solidez verificada nas nações que adotaram o
liberalismo clássico.
IV. A cordialidade,
princípio da democracia, possibilitou que se enraizassem, no país, práticas
sociais opostas aos princípios do clientelismo político.
Assinale
a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas
I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são
corretas.
c) Somente as afirmativas
III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas
I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas
II, III e IV são corretas.
9.
UEM-PR – Sobre os
temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale
o que for correto.
01) Homossexuais, negros, mulheres e
ambientalistas são alguns dos grupos sociais que se fortaleceram com o processo
de abertura política pelo qual passou a sociedade brasileira, nesse período.
02) Nesse momento, há uma retração da
participação política da população brasileira nos movimentos operário e
sindical.
04) A pauta de reivindicação dos
movimentos sociais contribuiu para reforma ou manutenção das políticas públicas
na área da saúde e da educação.
08) A organização de parcela da
população em movimentos sociais indicou que essas pessoas exerceram a cidadania
de forma passiva, ou seja, subordinada aos interesses de um pequeno grupo.
16) A estruturação de alguns grupos em
movimentos sociais indicou que seus integrantes exerceram a democracia
representativa.
10.
UEM-PR – Considerando
seus conhecimentos sobre a formação do estado e as transformações ocorridas,
principalmente no estado brasileiro, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Os regimes democráticos
contemporâneos têm como um de seus principais requisitos a liberdade de
organização partidária.
02) Partidos políticos são associações
de indivíduos com a finalidade de disputar eleições e, por esse meio, colocar
os seus membros no poder.
04) Entre 1964 e 1984, o Estado
brasileiro foi classificado como uma “república de generais”, pois, com o golpe
militar, todas as eleições diretas para os cargos de governador e presidente
foram suspensas.
08) O sistema bipartidário jamais foi
adotado na república brasileira, a qual se constituiu ora de regimes
multipartidários ora de regimes que aboliram completamente a organização de
partidos políticos.
16) Os sindicatos e os movimentos
sociais de trabalhadores jamais conseguiram organizar-se na história política
brasileira, por meio de partidos políticos.
SOCIO MOD 5 – PRÁTICA POLÍTICA

7. Critério de avaliação
adotado pela UFPR: Os movimentos sociais visam a estimular mudanças sobre uma
questão pública, a fim de expandir os direitos civis para um segmento da
população, trata-se também de um canal para o exercício da cidadania. Movimento
feminista, que luta por mais direito para as mulheres; movimento ecológico, que
busca a conservação do meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável;
movimento homossexual, que visa mais igualdade de tratamento e oportunidades
para os homossexuais.
SOCIOLOGIA
1. Observe as charges e em seguida
assinale a alternativa correta.
![]() |
![]() |
Disponível em:
<https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWOEdogfHo7eo4gRhHAef-mjT-3DgZkZNeALn7R80u5xU5HpmqYbwwZSao54Rm9ryxhnb5b22vuvNntQN-eBgfX4rGHv9-NcuhnvQbutLUVm5RH7kQuYaAIhsIn9JK5simGkbQJAewMxo/s400/charge-violencia.jpg>.
A violência toma conta de boa parte
dos noticiários e programas de TV. Infelizmente o que se vê é a banalização da
violência, fazendo com que seja tratada como algo cotidiano, natural,
esquecendo que ela tem também um agravante social, as desigualdades sociais, e
podem ser solucionadas com investimentos públicos e vontade política.
Com relação aos conhecimentos sobre a
violência, marque a correta.
Segundo
OMS (Organização Mundial de Saúde) violência é “o uso intencional da força
física ou do poder, real ou potencial, contra si próprio, contra outras pessoas
ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade
de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento
ou privação”
Afirmar
que apenas genes condicionam o comportamento humano não é suficiente para as
ciências sociais. Acredita-se que, além da composição biológica, o homem recebe
influências externas que lhe mostram o que seja certo e errado, bom e ruim,
adequado e inadequado.
Muitos
estudos na área de comportamentos humanos mostram que a violência é derivada de
genes carregados desde o nascimento. Isso faz com que algumas pessoas já nasçam
violentas e agressivas, descartando-se assim a possibilidade de que é a
sociedade e os comportamentos sociais, responsáveis pela violência e
agressividade.
Estudiosos
da violência sabem que as causas da violência são diversas: individuais,
grupais, culturais, sociais, econômicas e políticas. Também consideram que
jovens se encontram, numa sociedade moderna que os condiciona a comportamentos
individualistas, não solidários e lhes causa uma necessidade de urgência,
impelindo-os à violência. Dessa forma, indivíduos angustiados, muitas vezes
apelam para reações violentas em seu dia a dia.
Marque a correta:
e)
I, II e IV
f)
I,
II e III
g)
II,
III e IV
h)
I,
III e IV
i)
Todas
estão corretas
2.
Para as teorias
funcionalistas o crime e o desvio são resultados de tensões estruturais e de
uma falta de regulação social dentro da sociedade. Se as aspirações que têm os
indivíduos e os grupos na sociedade não coincidem com as recompensas
disponíveis, essa disparidade entre desejos e realizações será sentida nas
motivações desviantes de algumas dos seus membros.
GIDDES, Anthony. In: Sociologia, 2006.
Esse
pequeno texto extraído do livro Sociologia
de Anthony Giddens sobre a criminalidade, expõe as ideias de qual fundador
da sociologia:
a)
Karl
Marx.
b)
Auguste
Comte.
c)
Emile Durkheim.
d)
Max
Weber.
e)
Herbert
Spencer.
3. Com relação aos seus conhecimentos
sobre Ética e Moral, leia as sentenças e depois marque a incorreta.
I.
Adotar
a moral da sociedade em que se vive, faz parte do processo de socialização,
pelo qual todos os indivíduos apreendem valores e condutas necessários à
convivência harmoniosa com seus semelhantes. Envolve igualmente emprego da
capacidade de seleção entre o que lhe satisfaz ou não. Dessa forma, pode-se
afirmar que um indivíduo é ético em determinada sociedade quando assume, de
forma consciente e responsável, a moral do seu grupo, buscando aliar suas ações
aos costumes e valores sociais.
II.
A
origem da palavra ética e a mesma da
palavra moral e uma necessita da
outra para se explicar. Ambas são de origem latina, significando costume e modo
de agir. Tanto uma quanto a outra envolve costumes, valores e crenças de uma
sociedade, determinando o que é certo ou errado, bom ou ruim, como agir, pensar
e sentir, em relação a nós mesmos e aos outros indivíduos.
III.
Ser
ou não uma pessoa ética, diz respeito diretamente com a convivência social, com
as possibilidades de reconhecer seus limites e seus direitos, portanto o
sujeito deve ser autônomo em suas ações e responsável pelas consequências que
elas produzirem. Nos estudos sobre ética é comum questões relativas à
violência. Esta é vista, dentro da ética, como a representação mais real da
quebra do contrato estabelecido socialmente. Ela rompe com a liberdade
individual, seja do opressor seja do oprimido; nenhum deles está no exercício
pleno da ética e da cidadania.
IV.
Segundo
Marilena Chauí, sujeito ético ou moral só pode existir se preencher as
seguintes condições: ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de
reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a
si; ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar
desejos, impulsos, tendências; ser responsável, isto é, reconhecer-se como
autor da ação, avaliar seus efeitos e consequências; ser livre, isto é, ser
capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações
Marque a alternativa incorreta.
a)
I,
III e IV
b)
I,
II, e III
c)
Apenas
a I, III
d)
II,
III e IV
e)
Apenas a II
4.
Outra característica importante dos
modos de conceber e praticar a cidadania, é que o seu percurso de mais de dois
séculos não é linear. Ao contrário, a formulação e o desenvolvimento dos
direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, no Brasil e no
resto do mundo, seguiram um processo marcado por avanços e retrocessos. Assim,
ao mesmo tempo em que certos direitos estavam sendo discutidos e garantidos em
algum lugar do planeta, em outro país estavam sendo violados ou nem estavam em
discussão. Direitos que estiveram garantidos por muito tempo passaram a ser
negligenciados por conta de interesses ideológicos, políticos ou econômicos.
Além disso, dentro de uma mesma sociedade e em uma mesma cidade, os direitos do
cidadão não são garantidos do mesmo modo a todas as pessoas. Mais ainda, muitos
direitos, apesar de já estarem garantidos nas legislações nacionais, não estão
assegurados no cotidiano das pessoas.
http://www.educarede.org.br/educa/ndex.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=7&id_subtema=7
Direitos
que se têm e garantem cidadania foram conquistados com muita luta e
reivindicação por parte da sociedade civil organizada. No entanto manifestações
atuais não são para conquistar algum direito, mas para garanti-los.
Com
relação à cidadania e direitos, escolha as alternativas corretas.
|
(01)
|
Ter direitos não
significa poder fazer tudo; ao contrário, o direito dá obrigação ao sujeito
de responsabilizar-se por seus atos e reconhecer limites de sua liberdade.
|
|
(02)
|
Cidadão é todo
indivíduo registrado civilmente, que tem documentos, pode votar ou ser votado
e principalmente um trabalho registrado.
|
|
(04)
|
Cidadania é um
resultado histórico que passa pela Revolução Francesa do século XVIII que
promoveu os direitos civis; no século XIX, teve-se direitos políticos e, no
século XX, sociais.
|
|
(08)
|
Na luta pela
cidadania e pelos direitos já garantidos, ONG (Organizações Não
Governamentais) desempenham papel importante por representar setores e
minorias que estão marginalizadas no processo político como um todo.
|
|
(16)
|
Jovens nunca
tiveram nenhuma influência na conquista ou manutenção dos direitos e da
cidadania, visto que seus interesses são mais individualistas e acomodados em
relação regras sociais.
|
Resposta 13 (01 + 04 +
08)
5.
![]() |
|
Disponíveis em: <http://quadrinholatra.blogspot.com/2007/05/angeli-e-laerte.html > e <http://ricostudio.blogspot.com/2010/01/charge-programa-nacional-de-direitos.html>.
Embora nos últimos anos o Brasil tenha consolidado o seu
lugar como uma das democracias mais influentes em assuntos regionais e globais,
importantes desafios em direitos humanos continuam. Confrontados com altos
níveis de crimes violentos, alguns policiais brasileiros engajam-se em práticas
abusivas ao invés de seguirem políticas legítimas de policiamento. As condições
de detenção no país são muitas vezes desumanas e a tortura continua sendo um
problema grave. O trabalho forçado persiste em alguns estados, apesar de
esforços do governo federal para erradicá-lo. Os povos indígenas e
trabalhadores sem terra enfrentam ameaças e violência, particularmente em
conflitos rurais sobre a distribuição de terra.
Disponível em:
<http://www.hrw.org/en/languages?filter0=pt-br>.
Após ler as sentenças, marque a
alternativa correta sobre direitos humanos.
I. Charges e texto anteriores revelam
contradições encontradas, não só no Brasil, mas em muitos países. Muitos
direitos são declarados, como os que versam sobre educação, segurança, moradia,
saúde dentre outros, porém esses direitos demoram ou muitas vezes nem chegam ao
cidadão mais carente.
II. Declaração Universal dos Direitos Humanos
afirma: “todos os seres humanos devem
ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se
tornarem úteis à humanidade, como também devem ter a possibilidade de receber
os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar” (DALLARI. 1998.
p. 7).
III. Um dos direitos humanos mais
importantes é o que diz respeito ao uso da força, ou seja, “todo ser humano tem
o direito de usar a força e a violência desde que ameaçado direta ou
indiretamente, por outra pessoa ou por um grupo, por uma entidade ou pelo
próprio estado”
IV. Alem da Declaração Universal dos
direitos Humanos existem acordos pela justiça e paz mundial que propõem
desarmamento e segurança humana; prevenção, resolução e transformação de
conflitos violentos; direito e instituições internacionais nos âmbitos humanitário
e dos direitos humanos; causas principais da guerra e cultura da paz
a)
I,
II e III
b)
I, III e IV
c)
II,
III e IV
d)
Apenas
a II e IV
e)
Apenas
a I
a)
UEM PR – Considerando que a Declaração
Universal dos Direitos Humanos completou 60 anos em 2008 e utilizando seus
conhecimentos sobre o tema “cidadania: direitos sociais, civis e políticos”,
assinale o que for correto.
01) Os
artigos que integram a Declaração Universal dos Direitos Humanos expressam a
vontade de assegurar os valores de justiça, solidariedade, igualdade e
tolerância a todos os povos.
02) A
existência de regimes democráticos é, em si, uma garantia de que a cidadania
pode ser amplamente exercida e os direitos humanos assegurados aos diferentes
grupos sociais.
04) Há uma
relação direta entre grau de instrução e garantia de direitos sociais, civis e
políticos; por isso, a luta por educação pública, gratuita e de qualidade é uma
bandeira permanente para diversos movimentos sociais.
08) Em países
nos quais uma pequena parcela da população concentra a riqueza nacional, a
grande maioria não tem acesso a bens de cidadania como saúde, educação e
habitação.
16) No
Brasil, durante o regime militar, a luta pela afirmação dos direitos civis e
políticos foi duramente reprimida por um estado que, mesmo autoritário, criou
instituições que asseguraram, por exemplo, o direito social à aposentadoria.
Resposta 29 01 + 04 + 08
+ 16
b)
Unioeste-PR – Contemporaneamente, quais desses
termos correspondem melhor ao que se entende por cidadania?
Marque a alternativa correta.
a) Expansão de direitos políticos, civis e sociais para o
conjunto da população.
b)
Restrição de direitos políticos, civis e sociais a determinados grupos sociais.
c)
Impedimento da livre organização, redução dos direitos individuais e imposição
da censura.
d)
Restrição da liberdade religiosa, da liberdade de imprensa e dos direitos
trabalhistas.
e)
Introdução do sufrágio censitário, da censura e eliminação dos direitos de
proteção social.
c) Enem
A ética precisa ser
compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e
rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe
ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que
crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre
ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos
povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza
dos valores sociais para organizar também uma nova ética.
CORDI; et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione,
2007. (Adaptado)
O
século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de
diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade.
Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como
a)
instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os
cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
b)
mecanismo
de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem se ético e
virtuoso.
c)
meio
para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do
entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se
realiza.
d)
parâmetro
para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada
dos cidadãos.
e)
aceitação
de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua
vinculação à outras sociedades.
d)
UEL-PR – Leia o texto a seguir.
Os
Direitos Humanos têm um pressuposto que é o de reconhecer que aquilo que
consideramos indispensável para nós é também para o próximo. Reconhecer esse
postulado nos leva a outras dificuldades: definir quais bens materiais e
simbólicos são indispensáveis a nós e aos outros, ou ainda, a todos os seres
humanos. [...] A distinção entre ‘bens compreensíveis’, como os cosméticos, os
enfeites, roupas extras, e bens incompreensíveis, como o alimento, a casa, a
roupa, não é suficiente para criarmos critérios sobre quais direitos são
essenciais. Poderíamos ampliar o entendimento dos bens incompreensíveis que não
seriam apenas aqueles que asseguram a sobrevivência física em níveis decentes,
mas também os que garantem a integridade espiritual. Desse modo, seriam bens
incompreensíveis a alimentação, a moradia, o vestuário, a instrução, a saúde, a
liberdade individual, o amparo da justiça pública, a resistência à opressão, e,
também, o direito à crença, à opinião, ao lazer e, por que não, à arte e à
literatura.
CANDIDO, A. Direitos
humanos e literatura. Disponível em:
<http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/textos_dh/literatura.html>.
Acesso em: 7 jul. 2007.)
Com base no texto, assinale a
alternativa em que o verso apresenta clara correspondência com a temática.
a) Vamos comer / Vamos comer feijão /
Vamos comer / Vamos comer farinha / Se tiver / Se não tiver então ô ô ô ô.
(Caetano Veloso. “Vamo” Comer.)
b) Bebida é
água. / Comida é pasto. / Você tem sede de quê? / Você tem fome de quê? / A
gente não quer só comida, / A gente quer comida, diversão e arte. / A gente não
quer só comida, / A gente quer saída para qualquer parte. / A gente não quer só
comida, / A gente quer bebida, diversão, balé. (Arnaldo Antunes; Marcelo
Fromer; Sérgio Britto. Comida.)
c) Fome do cão, fome do cão, fome do
cão, fome do cão / O ronco da lara é da fome do cão / O ronco do bucho é da
fome do cão / Fome do cão, fome do cão, fome do cão, fome do cão. (Raimundos.
Rumbora e Rodolfo Abrantes. Fome de cão.)
d) Trem sujo da Leopoldina / Correndo
correndo / Parece dizer / Tem gente com fome / Tem gente com fome / Tem gente
com fome. (João Ricardo Solano Trindade. Tem gente com fome.)
e) Ummmm que fome / Tô com uma fome de
leão / Come, come / Vo fazer uma refeição / Come, come / Vou detonar o macarrão
/ Come, come / Batata, vagem, agrião. (Jairzinho Oliveira. Comer me faz crescer.)
e)
UEM PR – Sobre as relações entre população,
pobreza e fome, assinale o que for correto.
01) A pobreza no Brasil atinge cerca
de 39% da população rural e menos de 30% da população urbana. Entretanto,
considerando-se o número absoluto de indivíduos, os pobres urbanos superam, em
número, os pobres rurais.
02) A deficiência alimentar na
infância, além de ser responsável pela mortalidade, pode causar déficits
hormonais que provocam problemas de crescimento, comprometimento
ósseo-muscular, maturação neuronal etc.
04) Fome, não é somente a falta, em
termos quantitativos, de alimentos para satisfazer o apetite. É, também, a
falta de determinados elementos. Uma dieta diária adequada precisa conter
carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas e água.
08) As condições adversas que afetam a
agricultura, como os eventos climáticos extremos, a pobreza em nutrientes dos
solos, a incidência de pragas, consequências da degradação ambiental, são as
principais responsáveis pela fome no mundo.
16) Um adulto necessita ingerir, no
mínimo, uma quantidade de alimentos capaz de fornecer cerca de 3 mil kcal/dia.
Abaixo desses valores, o indivíduo passa a apresentar sintomas de subnutrição.
Resposta: 07 = 01 + 02 +
04




Nenhum comentário:
Postar um comentário