quarta-feira, 31 de julho de 2013

SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA

1. Leia o texto.
O pior analfabeto
é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, não participa
dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato, do remédio
depende das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e estufa o peito
dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil
que da sua ignorância política
nascem a prostituta, o menor abandonado,
o assaltante e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra, corrupto
e lacaio das empresas nacionais e
multinacionais.
Bertolt Brecht. Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/ohomemepol.htm>.
Por meio da reflexão poética de Bertolt Brecht é correto afirmar sobre a participação do homem na política:
a)    Para Aristóteles, no século III a.C., um indivíduo político deveria ser um gestor público, um legislador ou um militante partidário, um cidadão, integrante de uma sociedade que necessitasse da intervenção de um único indivíduo para governar, para que esta se constitua como tal.
b)    Um indivíduo político deve ter competência para pensar, discernir, argumentar, refletir, analisar, significar e tantas outras habilidades que se referem apenas ao ser humano. O não desenvolver características políticas é abdicar das potencialidades humanas de reflexão e crítica na construção do perfil de cidadão.
c)    O homem político é todo aquele que com o seu poder de reflexão e crítica sobre o seu entorno proporciona o bem-estar de toda uma população ratificando a forma de governo atual, como é colocado no poema.
d)    O analfabeto político que a reflexão anterior coloca é referência do ser humano participativo nos movimentos sociais e políticos, porém o sistema na qual ele está inserido inibe a sua atuação.
e)    A participação do ser humano em todo processo político é caracterizado pela construção de sua consciência política e na formação de uma sociedade mais participativa, manifestado única e exclusivamente durante o processo eleitoral.

2. O Brasil adota a democracia como forma de governo, modelo este em que o povo participa da vida política de forma transparente, seja de forma direta ou representativa. Tendo na Constituição Federal ou Carta Magna a lei maior que determina os direitos e deveres dos cidadãos.

Sobre o sistema político e sua configuração nos tipos de governos o Brasil pode ser caracterizado por:
a)    O sistema político brasileiro é caracterizado por ser uma República Federativa e presidencialista, onde se encontra uma divisão em três poderes distintos e interdependentes que atuam em conjunto dentro das premissas legais da Constituição Federal, visando à efetivação de suas garantias e princípios dentro do processo democrático, constituindo os direitos civis, políticos e sociais.
b)    O sistema político brasileiro é caracterizado por ser uma República Federativa e presidencialista, onde se pode encontrar uma divisão em três poderes que independem um do outro para atuar dentro das premissas legais da Constituição Federal. A garantia que o conteúdo da Carta Magna seja efetivado dentro do processo democrático compete única e exclusivamente ao poder executivo pela figura do presidente da república, onde também se tem a constituição, os direitos civis e sociais.
c)    O sistema político brasileiro avançou muito desde a sua independência de Portugal. Iniciou com a monarquia, passando pela monarquia parlamentar e depois a república que já iniciou com a participação direta da população brasileira, onde a Constituição Federal pouco foi alterada.
d)    A democracia brasileira nos últimos anos está relativamente consolidada, porém ainda enfrenta um paradoxo, onde a maioria da população brasileira é incrédula do regime democrático em quase sua totalidade. Muitos não confiam no parlamento, em partidos, tribunais de justiças e serviços públicos de necessidade básica. Mesmo com o sistema político brasileiro oportunizando a participação ativa da população por meio de seus representantes eleitos e até mesmo da sociedade civil organizada.

a)    I e II
b)    I, II e IV
c)    I e IV
d)    II, III e IV
e)    Todas as afirmativas

3.
Ministro diz que Paraguai deve seguir exemplo do Brasil
Os paraguaios precisam seguir a experiência brasileira". Foi com esta afirmação que o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai, ministro Alberto Ramirez Zambonini em 2003, resumiu o espírito que tomou conta do país vizinho na noite de 27 de abril de 2003, quando foi divulgado o primeiro boletim com os resultados das eleições presidenciais do país, realizadas com as urnas eletrônicas brasileiras. "A urna eletrônica significa o primeiro grande passo para a modernidade eleitoral do Paraguai", continuou Zambonini, destacando ainda que sem a novidade tecnológica brasileira as eleições paraguaias não seriam tão eficientes quanto foram. Ele lembrou que a utilização das urnas foi fundamental para a agilidade do pleito e para a consolidação da democracia paraguaia. O desempenho das urnas brasileiras foi tão positivo que o futuro presidente da Corte Eleitoral paraguaia, juiz Rafael Anselmo Dendia, já adiantou que realizará as próximas eleições municipais no país com 100% do eleitorado votando por meio do novo sistema. Para isso, será mantido o convênio entre Brasil, Paraguai, e a Organização dos Estados Americanos, que custeia o deslocamento das urnas entre Brasil e Paraguai, bem como o seguro do material.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2003/not20030428p28492.htm>. (Adaptado)

O Brasil ao longo de sua historia construiu o seu processo eleitoral, desde o voto de cabresto até o voto direto através da urna eletrônica, que representa toda uma caracterização do sistema político brasileiro. Sobre esse processo político pode-se afirmar que é incorreto:
a)    Nas sociedades modernas, o sistema eleitoral estabelece a representatividade da população por meio de eleitos que expressam a vontade e o interesse de seus eleitores representados por características de liberdade e periodicidade, perfazendo a manutenção da democracia.
b)    Outra garantia da efetividade da democracia no processo eleitoral é a diversidade de partidos políticos, onde o número varia de acordo com cada país e sua legislação vigente. Eles surgiram com a sociedade moderna no século XX, caracterizando importantes instrumentos de luta, reivindicação, transformação social, conquistas e ampliação de direitos civis e políticos de toda sociedade.
c)    Para muitos a urna eletrônica é um mecanismo salutar que vem de encontro à dinamização do processo eleitoral brasileiro e que deveria ser seguido por grande parte dos países da América Latina e de países desenvolvidos, que ainda realizam o seu processo eleitoral em cédulas de papel e demoram dias para conhecerem seus futuros governantes.
d)    O processo de eleição em cada país se aplica de forma diferenciada, e para a garantia do processo democrático eleitoral as Nações Unidas enviam observadores. Isso é comum em todos os países, mesmo nos governos autoritários que procuram inovar a cada processo eleitoral.
e)    Até a chegada da urna eletrônica o processo eleitoral no Brasil passou por muitas transformações. Tais transformações se davam a revelia, conforme o governo que atuava no país. Porém mesmo sendo uma democracia o voto no Brasil é obrigatório por lei, sujeito a sansões para aqueles que deixam de cumprir com o seu “direito”.

4. Observe a charge.
Disponível em: <http://rogeliocasado.blogspot.com/2010/01/forum-social-mundial-carta-dos.html>.

Os movimentos sociais surgem na emergência da consolidação da democracia. Sobre a legitimidade dos movimentos sociais é incorreto afirmar que:
           são caracterizados por grupos organizados que promovem manifestações que condizem com seus ideais e propósitos, muitos acabam não conquistando a simpatia de uma parcela da população e dos governantes, já que a maioria dos movimentos é contra a forma que o sistema político está estruturado.
           sempre surgiram, seja no Brasil ou em outros países pelo mundo, eles legitimam a vontade do povo perante os governos independente do partido e da ideologia, já que procuram estabelecer o cumprimento das legislações vigentes ou quando há a necessidade de mudanças destas por novas conjunturas sociais e políticas.
          o MST – Movimento dos Trabalhadores -Terra tem como objetivo lutar pela terra, por Reforma Agrária e, por uma sociedade mais justa e fraterna, assim como a maioria dos movimentos sociais ela surgiu por meio de uma população marginalizada pelo sistema como: posseiros, barrageiros (trabalhadores contratados para trabalhar na construção das barragens e após são abandonados à própria sorte sem condições dignas de moradias), migrantes, meeiros, parceiros, pequenos agricultores, dentre outros.
          atualmente permeiam não somente a população sem condições para adquirirem o básico para a sua sobrevivência, tais como moradia, saneamento básico, condições dignas de trabalho, dentre outras. Procuram além das necessidades básicas a garantia de estabelecer uma sadia qualidade de vida, seja por movimentos ambientais, economias ou por gênero.
          como não visam à apropriação do estado, sua história, de uma forma geral, identifica que eles sempre tiveram impactos reduzidos tanto no sistema político quanto no social, em virtude da pouca representatividade.

5. A prática política vem se desenvolvendo ao longo dos séculos, surge com o rompimento do poder despótico pelos gregos e romanos que criaram o poder político, estabelecidos por alguns princípios, sobre eles é correto afirmar que:
a)    Separaram a autoridade pessoal privada do chefe de família do poder impessoal público, pertencente à coletividade; separaram o privado do público e associaram a identificação do poder político com a pessoa do governante.
b)    A autoridade militar continua agregada ao poder civil, subordinando a segunda ao primeiro, configurando o governo democrático.
c)    Criaram a instituição do fundo público, isto é, dos bens e recursos que pertencem à sociedade e são administrados por uma elite dominante por meio de taxas, impostos e tributos.
d)    Criaram a ideia e a pratica da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública, definidora dos direitos e deveres para todos os cidadãos, impedindo que fosse confundida com a vontade de um governante.
e)    Criaram o espaço político ou espaço público, assembleia e senado, na qual os que não possuem direitos iguais de cidadania discutiam suas opiniões, defendendo interesses da minoria que governa um dado território.

6. UEM-PR – Leia abaixo um resumo das conclusões apresentadas pela pesquisadora Mayla Di Martino em relação ao perfil do político brasileiro.
Para ocupar uma cadeira no Legislativo Nacional é preciso ter entrado no jogo da política e ter tido algum sucesso nele. É preciso se tornar um profissional, ter vencido eleições ou ter assumido cargos políticos indicados’, afirma a pesquisadora. Nos últimos 15 anos, segundo ela, os chamados novatos que entraram na Câmara dos Deputados venceram, em média, anteriormente pelo menos duas eleições para outros cargos políticos e 80% deles tiveram algum tipo de experiência política prévia.
AGUIAR, Joselia. Deputado Profissional. Revista Pesquisa Fapesp, ed. 169, mar. 2010. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4077&bd=1&pg+1&lg=>. Acesso em: 21 jun. 2010.

Tendo como referência os resultados anteriores apresentados e seus conhecimentos sobre as relações de poder no Brasil, assinale o que for correto.
01) O parlamento brasileiro é composto em grande parte por políticos sem nenhuma experiência prévia na política.
02) Cantores, pastores, atores e apresentadores de TV têm maior chance de eleição, ao concorrem para uma vaga na Câmara dos Deputados, do que os chamados políticos profissionais.
04) A presença de legisladores sem tradição política na Câmara dos Deputados não é o padrão dos processos mais regulares da política brasileira.
08) Para ter sucesso no mundo da política, é necessário acumular experiência em cargos diversificados e estabelecer relações com as políticas locais.
16) Os processos políticos brasileiros restringem completamente as eleições de novatos para cargos políticos de alto escalão, como a Câmara dos Deputados

7. UFPR – Ao longo das últimas três décadas, houve um aumento significativo dos movimentos sociais em todo mundo. Qual é o objetivo dos movimentos sociais? Cite três movimentos dentre os que mais se destacaram em todo mundo nos últimos 30 anos. Comente seus objetivos e modos de atuação.
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8. UEL-PR – Leia o texto a seguir.

Na verdade, a ideologia impessoal do liberalismo democrático jamais se naturalizou entre nós. Só assimilamos efetivamente esses princípios até onde coincidiram com a negação pura e simples de uma autoridade incômoda, confirmando nosso instintivo horror às hierarquias e permitindo tratar com familiaridade os governantes.
HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 160.

O trecho de Raízes do Brasil ilustra a interpretação de Sérgio Buarque de Holanda sobre a tradição política brasileira. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I. As mudanças políticas no Brasil ocorreram conservando elementos patrimonialistas e paternalistas que dificultam a consolidação democrática.
II. A política brasileira é tradicionalmente voltada para a recusa das relações hierárquicas, as quais são incompatíveis com regimes democráticos.
III. As relações pessoais entre governantes e governados inviabilizaram a instauração do fenômeno democrático no país com a mesma solidez verificada nas nações que adotaram o liberalismo clássico.
IV. A cordialidade, princípio da democracia, possibilitou que se enraizassem, no país, práticas sociais opostas aos princípios do clientelismo político.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

9. UEM-PR – Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.
01) Homossexuais, negros, mulheres e ambientalistas são alguns dos grupos sociais que se fortaleceram com o processo de abertura política pelo qual passou a sociedade brasileira, nesse período.
02) Nesse momento, há uma retração da participação política da população brasileira nos movimentos operário e sindical.
04) A pauta de reivindicação dos movimentos sociais contribuiu para reforma ou manutenção das políticas públicas na área da saúde e da educação.
08) A organização de parcela da população em movimentos sociais indicou que essas pessoas exerceram a cidadania de forma passiva, ou seja, subordinada aos interesses de um pequeno grupo.
16) A estruturação de alguns grupos em movimentos sociais indicou que seus integrantes exerceram a democracia representativa.

10. UEM-PR – Considerando seus conhecimentos sobre a formação do estado e as transformações ocorridas, principalmente no estado brasileiro, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Os regimes democráticos contemporâneos têm como um de seus principais requisitos a liberdade de organização partidária.
02) Partidos políticos são associações de indivíduos com a finalidade de disputar eleições e, por esse meio, colocar os seus membros no poder.
04) Entre 1964 e 1984, o Estado brasileiro foi classificado como uma “república de generais”, pois, com o golpe militar, todas as eleições diretas para os cargos de governador e presidente foram suspensas.
08) O sistema bipartidário jamais foi adotado na república brasileira, a qual se constituiu ora de regimes multipartidários ora de regimes que aboliram completamente a organização de partidos políticos.
16) Os sindicatos e os movimentos sociais de trabalhadores jamais conseguiram organizar-se na história política brasileira, por meio de partidos políticos.


SOCIO MOD 5 – PRÁTICA POLÍTICA
Caixa de texto: 1	2	3	4	5	6	8	9	10
b	a	c	e	d	12
(04+08)	b	05
(01+04)	07
(01+02+04)





7. Critério de avaliação adotado pela UFPR: Os movimentos sociais visam a estimular mudanças sobre uma questão pública, a fim de expandir os direitos civis para um segmento da população, trata-se também de um canal para o exercício da cidadania. Movimento feminista, que luta por mais direito para as mulheres; movimento ecológico, que busca a conservação do meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável; movimento homossexual, que visa mais igualdade de tratamento e oportunidades para os homossexuais.

SOCIOLOGIA

1. Observe as charges e em seguida assinale a alternativa correta.
Disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWOEdogfHo7eo4gRhHAef-mjT-3DgZkZNeALn7R80u5xU5HpmqYbwwZSao54Rm9ryxhnb5b22vuvNntQN-eBgfX4rGHv9-NcuhnvQbutLUVm5RH7kQuYaAIhsIn9JK5simGkbQJAewMxo/s400/charge-violencia.jpg>.

A violência toma conta de boa parte dos noticiários e programas de TV. Infelizmente o que se vê é a banalização da violência, fazendo com que seja tratada como algo cotidiano, natural, esquecendo que ela tem também um agravante social, as desigualdades sociais, e podem ser solucionadas com investimentos públicos e vontade política.

Com relação aos conhecimentos sobre a violência, marque a correta.
    Segundo OMS (Organização Mundial de Saúde) violência é “o uso intencional da força física ou do poder, real ou potencial, contra si próprio, contra outras pessoas ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”
    Afirmar que apenas genes condicionam o comportamento humano não é suficiente para as ciências sociais. Acredita-se que, além da composição biológica, o homem recebe influências externas que lhe mostram o que seja certo e errado, bom e ruim, adequado e inadequado.
    Muitos estudos na área de comportamentos humanos mostram que a violência é derivada de genes carregados desde o nascimento. Isso faz com que algumas pessoas já nasçam violentas e agressivas, descartando-se assim a possibilidade de que é a sociedade e os comportamentos sociais, responsáveis pela violência e agressividade.
    Estudiosos da violência sabem que as causas da violência são diversas: individuais, grupais, culturais, sociais, econômicas e políticas. Também consideram que jovens se encontram, numa sociedade moderna que os condiciona a comportamentos individualistas, não solidários e lhes causa uma necessidade de urgência, impelindo-os à violência. Dessa forma, indivíduos angustiados, muitas vezes apelam para reações violentas em seu dia a dia.

Marque a correta:
e)     I, II e IV
f)      I, II e III
g)     II, III e IV
h)     I, III e IV
i)       Todas estão corretas

2. Para as teorias funcionalistas o crime e o desvio são resultados de tensões estruturais e de uma falta de regulação social dentro da sociedade. Se as aspirações que têm os indivíduos e os grupos na sociedade não coincidem com as recompensas disponíveis, essa disparidade entre desejos e realizações será sentida nas motivações desviantes de algumas dos seus membros.
GIDDES, Anthony. In: Sociologia, 2006.
Esse pequeno texto extraído do livro Sociologia de Anthony Giddens sobre a criminalidade, expõe as ideias de qual fundador da sociologia:
a)    Karl Marx.
b)    Auguste Comte.
c)    Emile Durkheim.
d)    Max Weber.
e)    Herbert Spencer.


3. Com relação aos seus conhecimentos sobre Ética e Moral, leia as sentenças e depois marque a incorreta.
I.       Adotar a moral da sociedade em que se vive, faz parte do processo de socialização, pelo qual todos os indivíduos apreendem valores e condutas necessários à convivência harmoniosa com seus semelhantes. Envolve igualmente emprego da capacidade de seleção entre o que lhe satisfaz ou não. Dessa forma, pode-se afirmar que um indivíduo é ético em determinada sociedade quando assume, de forma consciente e responsável, a moral do seu grupo, buscando aliar suas ações aos costumes e valores sociais.
II.      A origem da palavra ética e a mesma da palavra moral e uma necessita da outra para se explicar. Ambas são de origem latina, significando costume e modo de agir. Tanto uma quanto a outra envolve costumes, valores e crenças de uma sociedade, determinando o que é certo ou errado, bom ou ruim, como agir, pensar e sentir, em relação a nós mesmos e aos outros indivíduos.
III.    Ser ou não uma pessoa ética, diz respeito diretamente com a convivência social, com as possibilidades de reconhecer seus limites e seus direitos, portanto o sujeito deve ser autônomo em suas ações e responsável pelas consequências que elas produzirem. Nos estudos sobre ética é comum questões relativas à violência. Esta é vista, dentro da ética, como a representação mais real da quebra do contrato estabelecido socialmente. Ela rompe com a liberdade individual, seja do opressor seja do oprimido; nenhum deles está no exercício pleno da ética e da cidadania.
IV.   Segundo Marilena Chauí, sujeito ético ou moral só pode existir se preencher as seguintes condições: ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si; ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências; ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar seus efeitos e consequências; ser livre, isto é, ser capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações
Marque a alternativa incorreta.
a)    I, III e IV
b)    I, II, e III
c)    Apenas a I, III
d)    II, III e IV
e)    Apenas a II

4.
Outra característica importante dos modos de conceber e praticar a cidadania, é que o seu percurso de mais de dois séculos não é linear. Ao contrário, a formulação e o desenvolvimento dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais, no Brasil e no resto do mundo, seguiram um processo marcado por avanços e retrocessos. Assim, ao mesmo tempo em que certos direitos estavam sendo discutidos e garantidos em algum lugar do planeta, em outro país estavam sendo violados ou nem estavam em discussão. Direitos que estiveram garantidos por muito tempo passaram a ser negligenciados por conta de interesses ideológicos, políticos ou econômicos. Além disso, dentro de uma mesma sociedade e em uma mesma cidade, os direitos do cidadão não são garantidos do mesmo modo a todas as pessoas. Mais ainda, muitos direitos, apesar de já estarem garantidos nas legislações nacionais, não estão assegurados no cotidiano das pessoas.
http://www.educarede.org.br/educa/ndex.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=7&id_subtema=7

Direitos que se têm e garantem cidadania foram conquistados com muita luta e reivindicação por parte da sociedade civil organizada. No entanto manifestações atuais não são para conquistar algum direito, mas para garanti-los.

Com relação à cidadania e direitos, escolha as alternativas corretas.
(01)
Ter direitos não significa poder fazer tudo; ao contrário, o direito dá obrigação ao sujeito de responsabilizar-se por seus atos e reconhecer limites de sua liberdade.
(02)
Cidadão é todo indivíduo registrado civilmente, que tem documentos, pode votar ou ser votado e principalmente um trabalho registrado.
(04)
Cidadania é um resultado histórico que passa pela Revolução Francesa do século XVIII que promoveu os direitos civis; no século XIX, teve-se direitos políticos e, no século XX, sociais.
(08)
Na luta pela cidadania e pelos direitos já garantidos, ONG (Organizações Não Governamentais) desempenham papel importante por representar setores e minorias que estão marginalizadas no processo político como um todo.
(16)
Jovens nunca tiveram nenhuma influência na conquista ou manutenção dos direitos e da cidadania, visto que seus interesses são mais individualistas e acomodados em relação regras sociais.
Resposta 13 (01 + 04 + 08)

5.
 

Disponíveis em: <http://quadrinholatra.blogspot.com/2007/05/angeli-e-laerte.html > e <http://ricostudio.blogspot.com/2010/01/charge-programa-nacional-de-direitos.html>.


Embora nos últimos anos o Brasil tenha consolidado o seu lugar como uma das democracias mais influentes em assuntos regionais e globais, importantes desafios em direitos humanos continuam. Confrontados com altos níveis de crimes violentos, alguns policiais brasileiros engajam-se em práticas abusivas ao invés de seguirem políticas legítimas de policiamento. As condições de detenção no país são muitas vezes desumanas e a tortura continua sendo um problema grave. O trabalho forçado persiste em alguns estados, apesar de esforços do governo federal para erradicá-lo. Os povos indígenas e trabalhadores sem terra enfrentam ameaças e violência, particularmente em conflitos rurais sobre a distribuição de terra.
Disponível em: <http://www.hrw.org/en/languages?filter0=pt-br>. 

Após ler as sentenças, marque a alternativa correta sobre direitos humanos.
I.     Charges e texto anteriores revelam contradições encontradas, não só no Brasil, mas em muitos países. Muitos direitos são declarados, como os que versam sobre educação, segurança, moradia, saúde dentre outros, porém esses direitos demoram ou muitas vezes nem chegam ao cidadão mais carente.
II.     Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma: “todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também devem ter a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar” (DALLARI. 1998. p. 7).
III.   Um dos direitos humanos mais importantes é o que diz respeito ao uso da força, ou seja, “todo ser humano tem o direito de usar a força e a violência desde que ameaçado direta ou indiretamente, por outra pessoa ou por um grupo, por uma entidade ou pelo próprio estado”
IV.  Alem da Declaração Universal dos direitos Humanos existem acordos pela justiça e paz mundial que propõem desarmamento e segurança humana; prevenção, resolução e transformação de conflitos violentos; direito e instituições internacionais nos âmbitos humanitário e dos direitos humanos; causas principais da guerra e cultura da paz
a)    I, II e III
b)    I, III e IV
c)    II, III e IV
d)    Apenas a II e IV
e)    Apenas a I


a)    UEM PR – Considerando que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 60 anos em 2008 e utilizando seus conhecimentos sobre o tema “cidadania: direitos sociais, civis e políticos”, assinale o que for correto.
01) Os artigos que integram a Declaração Universal dos Direitos Humanos expressam a vontade de assegurar os valores de justiça, solidariedade, igualdade e tolerância a todos os povos.
02) A existência de regimes democráticos é, em si, uma garantia de que a cidadania pode ser amplamente exercida e os direitos humanos assegurados aos diferentes grupos sociais.
04) Há uma relação direta entre grau de instrução e garantia de direitos sociais, civis e políticos; por isso, a luta por educação pública, gratuita e de qualidade é uma bandeira permanente para diversos movimentos sociais.
08) Em países nos quais uma pequena parcela da população concentra a riqueza nacional, a grande maioria não tem acesso a bens de cidadania como saúde, educação e habitação.
16) No Brasil, durante o regime militar, a luta pela afirmação dos direitos civis e políticos foi duramente reprimida por um estado que, mesmo autoritário, criou instituições que asseguraram, por exemplo, o direito social à aposentadoria.
Resposta 29 01 + 04 + 08 + 16


b)    Unioeste-PR – Contemporaneamente, quais desses termos correspondem melhor ao que se entende por cidadania?

Marque a alternativa correta.
a) Expansão de direitos políticos, civis e sociais para o conjunto da população.
b) Restrição de direitos políticos, civis e sociais a determinados grupos sociais.
c) Impedimento da livre organização, redução dos direitos individuais e imposição da censura.
d) Restrição da liberdade religiosa, da liberdade de imprensa e dos direitos trabalhistas.
e) Introdução do sufrágio censitário, da censura e eliminação dos direitos de proteção social.

c)    Enem
A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova ética.
CORDI; et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007. (Adaptado)

O século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como
a)    instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
b)    mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem se ético e virtuoso.
c)    meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
d)    parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
e)    aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.


d)    UEL-PR – Leia o texto a seguir.
Os Direitos Humanos têm um pressuposto que é o de reconhecer que aquilo que consideramos indispensável para nós é também para o próximo. Reconhecer esse postulado nos leva a outras dificuldades: definir quais bens materiais e simbólicos são indispensáveis a nós e aos outros, ou ainda, a todos os seres humanos. [...] A distinção entre ‘bens compreensíveis’, como os cosméticos, os enfeites, roupas extras, e bens incompreensíveis, como o alimento, a casa, a roupa, não é suficiente para criarmos critérios sobre quais direitos são essenciais. Poderíamos ampliar o entendimento dos bens incompreensíveis que não seriam apenas aqueles que asseguram a sobrevivência física em níveis decentes, mas também os que garantem a integridade espiritual. Desse modo, seriam bens incompreensíveis a alimentação, a moradia, o vestuário, a instrução, a saúde, a liberdade individual, o amparo da justiça pública, a resistência à opressão, e, também, o direito à crença, à opinião, ao lazer e, por que não, à arte e à literatura.
CANDIDO, A. Direitos humanos e literatura. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/textos_dh/literatura.html>. Acesso em: 7 jul. 2007.)

Com base no texto, assinale a alternativa em que o verso apresenta clara correspondência com a temática.
a) Vamos comer / Vamos comer feijão / Vamos comer / Vamos comer farinha / Se tiver / Se não tiver então ô ô ô ô. (Caetano Veloso. “Vamo” Comer.)
b) Bebida é água. / Comida é pasto. / Você tem sede de quê? / Você tem fome de quê? / A gente não quer só comida, / A gente quer comida, diversão e arte. / A gente não quer só comida, / A gente quer saída para qualquer parte. / A gente não quer só comida, / A gente quer bebida, diversão, balé. (Arnaldo Antunes; Marcelo Fromer; Sérgio Britto. Comida.)
c) Fome do cão, fome do cão, fome do cão, fome do cão / O ronco da lara é da fome do cão / O ronco do bucho é da fome do cão / Fome do cão, fome do cão, fome do cão, fome do cão. (Raimundos. Rumbora e Rodolfo Abrantes. Fome de cão.)
d) Trem sujo da Leopoldina / Correndo correndo / Parece dizer / Tem gente com fome / Tem gente com fome / Tem gente com fome. (João Ricardo Solano Trindade. Tem gente com fome.)
e) Ummmm que fome / Tô com uma fome de leão / Come, come / Vo fazer uma refeição / Come, come / Vou detonar o macarrão / Come, come / Batata, vagem, agrião. (Jairzinho Oliveira. Comer me faz crescer.)


e)    UEM PR – Sobre as relações entre população, pobreza e fome, assinale o que for correto.
01) A pobreza no Brasil atinge cerca de 39% da população rural e menos de 30% da população urbana. Entretanto, considerando-se o número absoluto de indivíduos, os pobres urbanos superam, em número, os pobres rurais.
02) A deficiência alimentar na infância, além de ser responsável pela mortalidade, pode causar déficits hormonais que provocam problemas de crescimento, comprometimento ósseo-muscular, maturação neuronal etc.
04) Fome, não é somente a falta, em termos quantitativos, de alimentos para satisfazer o apetite. É, também, a falta de determinados elementos. Uma dieta diária adequada precisa conter carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas e água.
08) As condições adversas que afetam a agricultura, como os eventos climáticos extremos, a pobreza em nutrientes dos solos, a incidência de pragas, consequências da degradação ambiental, são as principais responsáveis pela fome no mundo.
16) Um adulto necessita ingerir, no mínimo, uma quantidade de alimentos capaz de fornecer cerca de 3 mil kcal/dia. Abaixo desses valores, o indivíduo passa a apresentar sintomas de subnutrição.

Resposta: 07 = 01 + 02 + 04

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