SOCIOLOGIA
1.
A tradição da Folia
de Reis reencena a viagem dos Reis Magos a Belém para adorar ao Deus-Menino, no
qual seus participantes em troca de ofertas recebidas oferecem bênção e
proteção em nome dos Reis Magos. O ritual sagrado ou giro acontece entre a
festa da Natividade ou Natal e a festa da Epifania ou Santos Reis (25 de
dezembro a 6 de janeiro). Essas manifestações folclóricas de caráter religioso-popular mantêm uma forte
presença no interior do Brasil, especialmente nas regiões cafeicultoras e de
cana de açúcar (...). Uma das marcas da folia de reis é a forte religiosidade
de seus participantes e a relação de fé que os mesmos têm com os seres divinos.
TREMURA,
Welson Alves. A música caipira e o verso sagrado na Folia de Reis.
(Adaptado)
Além da Folia de Reis, outras festas
populares, como Pastorinhas, Reinado do Divino, Congados, Cavalhadas,
apresentam um caráter profano-divino.
Pensando nessa relação que a sociedade
faz entre o que é profano e aquilo que é sagrado, marque x na correta.
a)
Para
Durkheim nas coisas sagradas indivíduos têm atitudes utilitárias, ou seja,
objetos, ideias e coisas que, quando não servem mais, podem ser descartados,
pois só têm valor na medida em que são úteis. Nas coisas profanas ocorre o
contrário. Objetos, ideias e coisas assumem valor superior ao dos indivíduos. O
profano é objeto de adoração, é superior ao homem, é reverenciado.
b)
Sociologicamente
pode-se dizer que sociedades não mantêm relação entre profano e sagrado,
estabelecendo crenças e comportamentos adequados aos locais correspondentes. Em
muitos momentos, situações vistas como profanas, ou seja, características do
mundo material são banidas e repudiadas, por não terem nenhum tipo de ritual.
c)
Sagrado
e profano são duas situações distintas e que pertencem a mundos diferentes.
Profano diz respeito ao mundo natural enquanto o sagrado diz respeito ao mundo
sobrenatural, e, portanto não se relacionam e nem se complementam. Cada uma tem
suas especificidades e idiossincrasias, sendo o profano objeto de estudo da
Sociologia e o sagrado objeto da Teologia.
d)
Sociedades
mantêm uma relação entre profano e sagrado, estabelecendo crenças e
comportamentos que enaltecem o sagrado em relação ao profano, uma vez que este,
vindo dos homens, não merece nenhuma consideração.
e)
Segundo
Durkheim, nas coisas profanas indivíduos têm atitudes utilitárias, ou seja,
objetos, ideias e coisas que, quando não servem mais, podem ser descartados,
pois só têm valor na medida em que são úteis. Nas coisas sagradas ocorre o
contrário. Objetos, ideias e coisas assumem um valor superior ao dos
indivíduos. O sagrado é objeto de adoração, é superior ao homem, é
reverenciado.
2. Cada um dos principais teóricos da sociologia (Durkheim,
Weber e Marx) interpreta de maneira singular a Religião. Conhecendo o que cada
um deles pensa sobre o fenômeno religioso, marque a alternativa que corresponde
às sentenças corretas.
I.
Para
Karl Marx, religião é construída pelo próprio homem como forma de encarar a
realidade e está comandada pela classe dominante que revela desigualdades e
injustiças sociais. Assim, a religião seria o “ópio” do povo. Como não poderia
deixar de ser, Marx visualiza valores e preceitos da religião como instrumentos
de dominação, forma ideológica de manter os indivíduos submissos ao trabalho e
alienados
II.
Tanto
para Karl Marx quanto para Max Weber, religião funciona como um instrumento
para alienar pessoas, para que elas se condicionem cada vez mais a classe
social que pertencem e executem sempre as mesmas ações sociais, sem criticar ou
reivindicar algo para si.
III.
Durkheim
afirmava que religião é um meio de coesão entre os grupos sociais, propiciando
integração dos costumes e partilha de seus aspectos comuns. Portanto, além de
tranquilizar o espírito diante de situações desagradáveis, ela funciona de modo
a manter sociabilidade e pertencimento social.
IV.
Para
Max Weber é na compreensão dos comportamentos religiosos que se pode entender
melhor atividades humanas, pois religiosidade influencia também outras
atividades humanas, como ética, economia, política ou artes.
V.
A
ênfase da sociologia de Durkheim recai sobre indivíduos e, portanto, a Religião
para ele deve ser analisada de acordo com ações dos indivíduos, pois são eles
que compõem o universo religioso. Pensamento contrário ao de Weber que vê
Religião como uma instituição responsável pela sociabilidade do indivíduo.
Estão corretas
I,
III e V
I,
II e IV
I,
III e IV
II,
IV e V
II,
III e IV
3.
Folha de São Paulo
19/4/11
– Um estudante de direito de 20 anos confessou à Polícia Civil que participou
da agressão contra um homossexual de 21 anos na madrugada de sexta-feira (16),
em Campo Grande (MS), próximo a uma boate gay.
Disponível
em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/904862-universitario-confessa-agressao-a-homossexual-diz-policia.shtml>
O Globo
18/3/2011 – Em 2010, a cada duas horas, uma mulher foi
vítima de estupro no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto de
Segurança Pública (ISP) foram registrados 4 589 estupros no ano, uma média de
12 por dia. Isso representa um aumento de 11,3% em relação a 2009, quando foram
computados 4 120 casos.
Disponível em: <http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1496&catid=43>.
Noticias
como essas, infelizmente não são raras nos jornais do Brasil e de outros
países. Essas situações são frutos da intolerância, da homofobia e de
preconceitos. Em relação à sexualidade e gestões de gênero e correto afirmar.
I.
Sociólogos
explicam o sexo como uma caracterização física, enquadrando o ser humano na
condição de homem ou mulher.
II.
Sexualidade
está mais direcionada para a forma como as pessoas lidam com o sexo, ou seja,
como manifestam seus desejos e interesses sexuais. Assim há influência muito
maior da cultura que da natureza, visto que sexualidade está atrelada às
crenças e aos costumes da sociedade.
III.
Questões
de gênero estão ligadas profundamente com o sexo. Pessoas que nascem com o sexo
masculino estão destinadas a serem homens e as que nascem com o sexo feminino
serão com certeza mulheres.
IV. Segundo
Giddens, gênero diz respeito às diferenças psicológicas, sociais e culturais
entre homens e mulheres. O gênero está ligado a noções socialmente construídas
de masculinidade e feminilidade; não é necessariamente um produto direto do
sexo biológico de um indivíduo.
V.
Nos dias atuais as mulheres ainda continuam
dependentes dos homens, principalmente no que diz respeito à família, pois
continua sendo eles que mantêm o lar e mercado de trabalho e salários são
melhores e mais ofertados do que para elas.
Assinale
as corretas:
a)
I,
II e III
b)
I,
II e IV
c)
I,
III e V
d)
II,
III e IV
e)
II,
IV e V
4.
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Charges
anteriores demonstram um pouco a situação racial brasileira. O Brasil tem
avançado muito nas questões raciais, porém está longe de ser uma democracia
racial plena. Em relação à questão racial marque a correta.
I.
Raça
pode ser entendida como conjunto de relações sociais que permitem situar
indivíduos e grupos, e determinar vários atributos ou competências com base em
aspectos biologicamente fundamentados
II.
Preconceito,
discriminação, racismo e estereótipo demonstram a dificuldade do ser humano em
tolerar a diferença, proporcionando imenso prejuízo nas relações sociais, seja
na convivência diária, na frequência a lugares públicos, seja no acesso à
cidadania.
III.
Brasil,
além da diversidade racial, possui multiplicidade étnica, não somente
visualizada nas características físicas dos seus habitantes, mas principalmente
verificada nas inúmeras formas de relacionamento interno dos grupos. Cada parte
do país apresenta costumes, hábitos e linguagem próprios.
IV.
Preconceito
difere-se do conceito de discriminação, já que este nada mais é do que o
preconceito transformado em ação, em atitude pública.
Marque
a correta.
a)
I,
II e III
b)
I,
II e IV
c)
I,
III e IV
d)
II,
III e IV
e)
Todas
estão corretas
5. Com relação à obra do antropólogo brasileiro Gilberto
Freyre (1900-1987) Casa Grande e Senzala,
marque a correta.
a)
Esse
autor afirmava que mistura de raças no Brasil nos denotava uma raça inferior, e
que essa miscigenação nos enfraqueceu, enquanto raça, tamanha sua diversidade
cultural.
b)
Para
Freyre, a estrutura arquitetônica da casa grande expressava a organização
social e política predominante nesse período, demonstrando o domínio do patriarca
da terra sobre os demais, filhos, esposa, parentes, empregados e escravos.
c)
Ele
afirmava que a formação racial brasileira era exclusivamente resultado da
mistura racial entre brancos e negros, sem considerar índios, pois estes eram
inferiores por natureza.
d)
Casa Grande e Senzala é uma obra muito importante, não só
no Brasil, em razão das tendências inovadoras que Freire lançou na arquitetura
e no mercado imobiliário.
6. UFPR
– As guerras de religião na França (século XVI) e a Guerra dos Trinta Anos
(1618–1648) marcaram profundamente as sensibilidades coletivas e exerceram uma
influência considerável na reflexão política produzida por católicos e
protestantes. Sobre as relações entre religião e poder político no contexto de
consolidação dos estados monárquicos modernos, é correto afirmar:
a) Os
conflitos religiosos desencadeados com a Reforma Protestante estão na origem
dos poderes teocráticos das monarquias modernas.
b) Desde que
a tolerância religiosa se consolidou nos domínios do Sacro Império Romano Germânico,
sob o poder de Carlos V, houve um enfraquecimento do poder papal, que ficou
restringido somente ao Vaticano.
c) Autores
como Maquiavel, Montaigne e Jean Bodin foram defensores da religião
protestante, e seus escritos constituíram um ataque à monarquia centralizada.
d) Apesar da
violência crescente contra os protestantes, Lutero e Calvino defenderam a
autoridade civil e condenaram qualquer forma de resistência aos poderes
legitimamente instituídos.
e) As guerras
de religião foram desencadeadas pelas classes populares (artesãos urbanos e
camponeses), em luta contra a nobreza e a monarquia.
7. UEL-PR – Leia
o texto a seguir.
As religiões, que em princípio,
deveriam servir para aperfeiçoar o ser humano, aproximando-o da divindade, têm
sido responsáveis por manifestações acabadas de fanatismo. Massacres, torturas,
guerras, perseguições, intolerância e outras atitudes e práticas deploráveis
têm testemunhado o que de pior o ser humano apresenta, e muitas vezes tais
atrocidades são feitas em nome de Deus.
PINSKY, J.; PINSKY, C. Orgs. Faces do fanatismo. São Paulo: Contexto, 2004. p. 15.
Sobre os conflitos históricos e
religiosos que ocorrem no período contemporâneo, é correto afirmar:
a)
A derrubada pelos aiatolás xiitas da monarquia iraniana, protegida do governo
estadunidense, reacendeu na região uma série de conflitos de caráter religioso,
político e cultural, tendo se desdobrado em um conflito contra o Iraque.
b)
Os cristãos ortodoxos radicados em Istambul são resultantes da diáspora árabe e
utilizam-se de sua concepção política e religiosa para combater, ao lado dos
aliados, a presença militar sionista que ocupou a Cisjordânia para explorar os
poços de petróleo da região.
c)
No período da Guerra Fria, a URSS, aliada dos talebans, infiltrou-se no Afeganistão
com uma ideologia religiosa e, ao dominarem o país, construíram um corredor de
transporte seguro para o escoamento de sua produção de petróleo para o Golfo
Pérsico.
d)
A concepção religiosa politeísta da Índia traduziu os textos divinos, “Devas”,
em ensinamentos apreendidos por cristãos e muçulmanos que os utilizaram na
realização de uma guerra de cisão interna, levando a criação dos estados do
Paquistão e do Sri Lanka.
e)
No conflito da Bósnia-Herzegovina, os sérvios, em sua maioria muçulmanos
entraram em guerra contra os albaneses, por estes terem ocupado militarmente a
região da Eslovênia e realizado um massacre contra os habitantes que professam
o islamismo.
8. UEM-PR
O
‘homem feminino’ era uma espécie de náufrago chegando a uma ilha deserta e tentando
se adaptar às condições de vida do lugar. Ele não escolheu estar ali. Não
preparou seu espírito para mudar de vida. Não esqueceu as facilidades e o
conforto do lugar onde morava. Mas como vinha questionando a validade de viver
para o trabalho, estressado, viu no naufrágio uma oportunidade de experimentar
a novidade.
OLIVEIRA,
Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática,
1997. p. 67.
Considerando o texto e o tema
instituições sociais e as relações entre indivíduo e sociedade, assinale o que
for correto.
01) As
ciências sociais consideram que as diferenças de comportamento existentes entre
homens e mulheres, em relação aos seus papéis familiares, são decorrentes das
diferenças anatômicas e fisiológicas existentes entre os sexos.
02) Alguns
dos principais movimentos sociais contemporâneos problematizam e questionam os
modelos hegemônicos de masculinidade e feminilidade heterossexuais como única
forma legítima de conformação das identidades e comportamentos sexuais.
04) Os
movimentos pela igualdade entre os gêneros, originados no início do século XX,
foram organizados por grupos sociais que lutavam, simultaneamente, pelo
reconhecimento do papel público das mulheres e pelos direitos à vida familiar e
doméstica dos homens.
08) Os
estudos de gênero apontam que valores, como força, coragem e ousadia,
associados ao mundo masculino, bem como as concepções de delicadeza, timidez e
fragilidade, relacionadas aos conceitos de feminino, são construções simbólicas
e sociais que podem ser apropriadas das mais diversas maneiras pelos homens e
pelas mulheres.
16) O avanço
feminista do século XX alterou radicalmente a posição das mulheres no mundo
público e privado, mas não afetou significativamente a identidade masculina.
9. Unifesp-SP (adaptado) – O uso do trabalho
escravo de africanos na América colonial representou para setores das colônias
e das metrópoles, respectivamente,
a)
o aumento do lucro na produção agrícola e a concentração de capital por meio
dos ganhos com o tráfico.
b) a
aceitação passiva, pelos africanos, da condição de escravos e o controle
absoluto da circulação de mercadorias.
c) o
desconhecimento pelos escravos das novas terras, dificultando as fugas, e a
maior especialização da mão de obra.
d) a
substituição da mão de obra indígena e a semelhança com as relações de trabalho
então existentes na Europa.
e) o
repovoamento de áreas cujas populações originais foram dizimadas e o controle
militar do Atlântico.
10. Unioeste-PR (adaptado) – Em Casa Grande & Senzala, primeira obra da trilogia em que
Gilberto Freyre analisa a formação da família patriarcal brasileira, não é possível observar
a)
o elogio da colonização portuguesa no Brasil.
b)
a defesa da ideia de que a interação entre os grupos étnicos teria ocorrido em
relativa harmonia, a despeito das relações de poder.
c)
a presença da influência culturalista de uma perspectiva que valoriza traços e
práticas culturais dos diferentes grupos que constituem o povo brasileiro
d)
a noção de que a origem do “atraso” da sociedade brasileira seria a mestiçagem.
e)
a ideia de que os altos “índices” de miscigenação observados na sociedade
brasileira estariam associados à capacidade de adaptação do empreendedor
português, quando comparado a outros povos colonizadores.
GABARITO
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1
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2
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3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
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9
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10
|
|
E
|
C
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B
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E
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B
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D
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A
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10 (02 + 08)
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A
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D
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