quarta-feira, 31 de julho de 2013

SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA

1. A tradição da Folia de Reis reencena a viagem dos Reis Magos a Belém para adorar ao Deus-Menino, no qual seus participantes em troca de ofertas recebidas oferecem bênção e proteção em nome dos Reis Magos. O ritual sagrado ou giro acontece entre a festa da Natividade ou Natal e a festa da Epifania ou Santos Reis (25 de dezembro a 6 de janeiro). Essas manifestações folclóricas de caráter religioso-popular mantêm uma forte presença no interior do Brasil, especialmente nas regiões cafeicultoras e de cana de açúcar (...). Uma das marcas da folia de reis é a forte religiosidade de seus participantes e a relação de fé que os mesmos têm com os seres divinos.
  TREMURA, Welson Alves. A música caipira e o verso sagrado na Folia de Reis. (Adaptado)

Além da Folia de Reis, outras festas populares, como Pastorinhas, Reinado do Divino, Congados, Cavalhadas, apresentam um caráter profano-divino.
Pensando nessa relação que a sociedade faz entre o que é profano e aquilo que é sagrado, marque x na correta.
a)    Para Durkheim nas coisas sagradas indivíduos têm atitudes utilitárias, ou seja, objetos, ideias e coisas que, quando não servem mais, podem ser descartados, pois só têm valor na medida em que são úteis. Nas coisas profanas ocorre o contrário. Objetos, ideias e coisas assumem valor superior ao dos indivíduos. O profano é objeto de adoração, é superior ao homem, é reverenciado.
b)    Sociologicamente pode-se dizer que sociedades não mantêm relação entre profano e sagrado, estabelecendo crenças e comportamentos adequados aos locais correspondentes. Em muitos momentos, situações vistas como profanas, ou seja, características do mundo material são banidas e repudiadas, por não terem nenhum tipo de ritual.
c)    Sagrado e profano são duas situações distintas e que pertencem a mundos diferentes. Profano diz respeito ao mundo natural enquanto o sagrado diz respeito ao mundo sobrenatural, e, portanto não se relacionam e nem se complementam. Cada uma tem suas especificidades e idiossincrasias, sendo o profano objeto de estudo da Sociologia e o sagrado objeto da Teologia.
d)    Sociedades mantêm uma relação entre profano e sagrado, estabelecendo crenças e comportamentos que enaltecem o sagrado em relação ao profano, uma vez que este, vindo dos homens, não merece nenhuma consideração.
e)    Segundo Durkheim, nas coisas profanas indivíduos têm atitudes utilitárias, ou seja, objetos, ideias e coisas que, quando não servem mais, podem ser descartados, pois só têm valor na medida em que são úteis. Nas coisas sagradas ocorre o contrário. Objetos, ideias e coisas assumem um valor superior ao dos indivíduos. O sagrado é objeto de adoração, é superior ao homem, é reverenciado.


2. Cada um dos principais teóricos da sociologia (Durkheim, Weber e Marx) interpreta de maneira singular a Religião. Conhecendo o que cada um deles pensa sobre o fenômeno religioso, marque a alternativa que corresponde às sentenças corretas.
I.          Para Karl Marx, religião é construída pelo próprio homem como forma de encarar a realidade e está comandada pela classe dominante que revela desigualdades e injustiças sociais. Assim, a religião seria o “ópio” do povo. Como não poderia deixar de ser, Marx visualiza valores e preceitos da religião como instrumentos de dominação, forma ideológica de manter os indivíduos submissos ao trabalho e alienados
II.         Tanto para Karl Marx quanto para Max Weber, religião funciona como um instrumento para alienar pessoas, para que elas se condicionem cada vez mais a classe social que pertencem e executem sempre as mesmas ações sociais, sem criticar ou reivindicar algo para si.
III.        Durkheim afirmava que religião é um meio de coesão entre os grupos sociais, propiciando integração dos costumes e partilha de seus aspectos comuns. Portanto, além de tranquilizar o espírito diante de situações desagradáveis, ela funciona de modo a manter sociabilidade e pertencimento social.
IV.       Para Max Weber é na compreensão dos comportamentos religiosos que se pode entender melhor atividades humanas, pois religiosidade influencia também outras atividades humanas, como ética, economia, política ou artes.
V.        A ênfase da sociologia de Durkheim recai sobre indivíduos e, portanto, a Religião para ele deve ser analisada de acordo com ações dos indivíduos, pois são eles que compõem o universo religioso. Pensamento contrário ao de Weber que vê Religião como uma instituição responsável pela sociabilidade do indivíduo.
Estão corretas
           I, III e V
           I, II e IV
           I, III e IV
           II, IV e V
           II, III e IV

3.
Folha de São Paulo
19/4/11 – Um estudante de direito de 20 anos confessou à Polícia Civil que participou da agressão contra um homossexual de 21 anos na madrugada de sexta-feira (16), em Campo Grande (MS), próximo a uma boate gay.

O Globo
18/3/2011 – Em 2010, a cada duas horas, uma mulher foi vítima de estupro no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP) foram registrados 4 589 estupros no ano, uma média de 12 por dia. Isso representa um aumento de 11,3% em relação a 2009, quando foram computados 4 120 casos.

Noticias como essas, infelizmente não são raras nos jornais do Brasil e de outros países. Essas situações são frutos da intolerância, da homofobia e de preconceitos. Em relação à sexualidade e gestões de gênero e correto afirmar.
I.          Sociólogos explicam o sexo como uma caracterização física, enquadrando o ser humano na condição de homem ou mulher.
II.         Sexualidade está mais direcionada para a forma como as pessoas lidam com o sexo, ou seja, como manifestam seus desejos e interesses sexuais. Assim há influência muito maior da cultura que da natureza, visto que sexualidade está atrelada às crenças e aos costumes da sociedade.
III.        Questões de gênero estão ligadas profundamente com o sexo. Pessoas que nascem com o sexo masculino estão destinadas a serem homens e as que nascem com o sexo feminino serão com certeza mulheres.
IV.       Segundo Giddens, gênero diz respeito às diferenças psicológicas, sociais e culturais entre homens e mulheres. O gênero está ligado a noções socialmente construídas de masculinidade e feminilidade; não é necessariamente um produto direto do sexo biológico de um indivíduo.
V.        Nos dias atuais as mulheres ainda continuam dependentes dos homens, principalmente no que diz respeito à família, pois continua sendo eles que mantêm o lar e mercado de trabalho e salários são melhores e mais ofertados do que para elas.

Assinale as corretas:
a)        I, II e III
b)        I, II e IV
c)         I, III e V
d)        II, III e IV
e)        II, IV e V


4.

Charges anteriores demonstram um pouco a situação racial brasileira. O Brasil tem avançado muito nas questões raciais, porém está longe de ser uma democracia racial plena. Em relação à questão racial marque a correta.
I.       Raça pode ser entendida como conjunto de relações sociais que permitem situar indivíduos e grupos, e determinar vários atributos ou competências com base em aspectos biologicamente fundamentados
II.      Preconceito, discriminação, racismo e estereótipo demonstram a dificuldade do ser humano em tolerar a diferença, proporcionando imenso prejuízo nas relações sociais, seja na convivência diária, na frequência a lugares públicos, seja no acesso à cidadania.
III.    Brasil, além da diversidade racial, possui multiplicidade étnica, não somente visualizada nas características físicas dos seus habitantes, mas principalmente verificada nas inúmeras formas de relacionamento interno dos grupos. Cada parte do país apresenta costumes, hábitos e linguagem próprios.
IV.   Preconceito difere-se do conceito de discriminação, já que este nada mais é do que o preconceito transformado em ação, em atitude pública.

Marque a correta.
a)     I, II e III
b)     I, II e IV
c)     I, III e IV
d)     II, III e IV
e)     Todas estão corretas
                                  

5. Com relação à obra do antropólogo brasileiro Gilberto Freyre (1900-1987) Casa Grande e Senzala, marque a correta.
a)     Esse autor afirmava que mistura de raças no Brasil nos denotava uma raça inferior, e que essa miscigenação nos enfraqueceu, enquanto raça, tamanha sua diversidade cultural.
b)     Para Freyre, a estrutura arquitetônica da casa grande expressava a organização social e política predominante nesse período, demonstrando o domínio do patriarca da terra sobre os demais, filhos, esposa, parentes, empregados e escravos.
c)     Ele afirmava que a formação racial brasileira era exclusivamente resultado da mistura racial entre brancos e negros, sem considerar índios, pois estes eram inferiores por natureza.
d)     Casa Grande e Senzala é uma obra muito importante, não só no Brasil, em razão das tendências inovadoras que Freire lançou na arquitetura e no mercado imobiliário.

6. UFPR – As guerras de religião na França (século XVI) e a Guerra dos Trinta Anos (1618–1648) marcaram profundamente as sensibilidades coletivas e exerceram uma influência considerável na reflexão política produzida por católicos e protestantes. Sobre as relações entre religião e poder político no contexto de consolidação dos estados monárquicos modernos, é correto afirmar:
a) Os conflitos religiosos desencadeados com a Reforma Protestante estão na origem dos poderes teocráticos das monarquias modernas.
b) Desde que a tolerância religiosa se consolidou nos domínios do Sacro Império Romano Germânico, sob o poder de Carlos V, houve um enfraquecimento do poder papal, que ficou restringido somente ao Vaticano.
c) Autores como Maquiavel, Montaigne e Jean Bodin foram defensores da religião protestante, e seus escritos constituíram um ataque à monarquia centralizada.
d) Apesar da violência crescente contra os protestantes, Lutero e Calvino defenderam a autoridade civil e condenaram qualquer forma de resistência aos poderes legitimamente instituídos.
e) As guerras de religião foram desencadeadas pelas classes populares (artesãos urbanos e camponeses), em luta contra a nobreza e a monarquia.

7. UEL-PR – Leia o texto a seguir.
As religiões, que em princípio, deveriam servir para aperfeiçoar o ser humano, aproximando-o da divindade, têm sido responsáveis por manifestações acabadas de fanatismo. Massacres, torturas, guerras, perseguições, intolerância e outras atitudes e práticas deploráveis têm testemunhado o que de pior o ser humano apresenta, e muitas vezes tais atrocidades são feitas em nome de Deus.
PINSKY, J.; PINSKY, C. Orgs. Faces do fanatismo. São Paulo: Contexto, 2004. p. 15.

Sobre os conflitos históricos e religiosos que ocorrem no período contemporâneo, é correto afirmar:
a) A derrubada pelos aiatolás xiitas da monarquia iraniana, protegida do governo estadunidense, reacendeu na região uma série de conflitos de caráter religioso, político e cultural, tendo se desdobrado em um conflito contra o Iraque.
b) Os cristãos ortodoxos radicados em Istambul são resultantes da diáspora árabe e utilizam-se de sua concepção política e religiosa para combater, ao lado dos aliados, a presença militar sionista que ocupou a Cisjordânia para explorar os poços de petróleo da região.
c) No período da Guerra Fria, a URSS, aliada dos talebans, infiltrou-se no Afeganistão com uma ideologia religiosa e, ao dominarem o país, construíram um corredor de transporte seguro para o escoamento de sua produção de petróleo para o Golfo Pérsico.
d) A concepção religiosa politeísta da Índia traduziu os textos divinos, “Devas”, em ensinamentos apreendidos por cristãos e muçulmanos que os utilizaram na realização de uma guerra de cisão interna, levando a criação dos estados do Paquistão e do Sri Lanka.
e) No conflito da Bósnia-Herzegovina, os sérvios, em sua maioria muçulmanos entraram em guerra contra os albaneses, por estes terem ocupado militarmente a região da Eslovênia e realizado um massacre contra os habitantes que professam o islamismo.

8. UEM-PR
O ‘homem feminino’ era uma espécie de náufrago chegando a uma ilha deserta e tentando se adaptar às condições de vida do lugar. Ele não escolheu estar ali. Não preparou seu espírito para mudar de vida. Não esqueceu as facilidades e o conforto do lugar onde morava. Mas como vinha questionando a validade de viver para o trabalho, estressado, viu no naufrágio uma oportunidade de experimentar a novidade.
OLIVEIRA, Malu. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997. p. 67.

Considerando o texto e o tema instituições sociais e as relações entre indivíduo e sociedade, assinale o que for correto.
01) As ciências sociais consideram que as diferenças de comportamento existentes entre homens e mulheres, em relação aos seus papéis familiares, são decorrentes das diferenças anatômicas e fisiológicas existentes entre os sexos.
02) Alguns dos principais movimentos sociais contemporâneos problematizam e questionam os modelos hegemônicos de masculinidade e feminilidade heterossexuais como única forma legítima de conformação das identidades e comportamentos sexuais.
04) Os movimentos pela igualdade entre os gêneros, originados no início do século XX, foram organizados por grupos sociais que lutavam, simultaneamente, pelo reconhecimento do papel público das mulheres e pelos direitos à vida familiar e doméstica dos homens.
08) Os estudos de gênero apontam que valores, como força, coragem e ousadia, associados ao mundo masculino, bem como as concepções de delicadeza, timidez e fragilidade, relacionadas aos conceitos de feminino, são construções simbólicas e sociais que podem ser apropriadas das mais diversas maneiras pelos homens e pelas mulheres.
16) O avanço feminista do século XX alterou radicalmente a posição das mulheres no mundo público e privado, mas não afetou significativamente a identidade masculina.

9. Unifesp-SP (adaptado) – O uso do trabalho escravo de africanos na América colonial representou para setores das colônias e das metrópoles, respectivamente,
a) o aumento do lucro na produção agrícola e a concentração de capital por meio dos ganhos com o tráfico.
b) a aceitação passiva, pelos africanos, da condição de escravos e o controle absoluto da circulação de mercadorias.
c) o desconhecimento pelos escravos das novas terras, dificultando as fugas, e a maior especialização da mão de obra.
d) a substituição da mão de obra indígena e a semelhança com as relações de trabalho então existentes na Europa.
e) o repovoamento de áreas cujas populações originais foram dizimadas e o controle militar do Atlântico.

10. Unioeste-PR (adaptado) – Em Casa Grande & Senzala, primeira obra da trilogia em que Gilberto Freyre analisa a formação da família patriarcal brasileira, não é possível observar
a) o elogio da colonização portuguesa no Brasil.
b) a defesa da ideia de que a interação entre os grupos étnicos teria ocorrido em relativa harmonia, a despeito das relações de poder.
c) a presença da influência culturalista de uma perspectiva que valoriza traços e práticas culturais dos diferentes grupos que constituem o povo brasileiro
d) a noção de que a origem do “atraso” da sociedade brasileira seria a mestiçagem.
e) a ideia de que os altos “índices” de miscigenação observados na sociedade brasileira estariam associados à capacidade de adaptação do empreendedor português, quando comparado a outros povos colonizadores.

GABARITO
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
E
C
B
E
B
D
A
10 (02 + 08)
A
D



Nenhum comentário:

Postar um comentário