por sociologado em Questões
21FEV2012
por sociologado em Questões UEM Tags:Comte, durkheim, filosofia, francesa,fundamentos, Hobbes, industrial, marx, política, questão, questões, revolução,Rousseau, sociais, social, sociologia, teorias, transformação, transformações, UEM,vestibular
68 – A Filosofia Política e a Filosofia Social
contribuíram, particularmente desde o século XVII,
não só para a elaboração da Sociologia no século
XIX, como também influenciaram a formação
histórica do Ocidente. Assinale a alternativa
correta.
A) Os Direitos do homem e do cidadão elaborados
pela Revolução Francesa, na Assembléia
Constituinte de 26 de agosto de 1789,
fundamentam-se na filosofia política de Thomas
Hobbes.
B) O materialismo histórico constitui o fundamento
da sociologia de Karl Marx e é uma teoria crítica
da formação histórica do modo de produção
capitalista.
C) Auguste Comte, fundador da filosofia positiva,
inspirou-se na teoria do contrato social de Jean-
Jacques Rousseau para elaborar os princípios
constitutivos da Sociologia.
D) Com o advento da Revolução Industrial, ocorrida
na Inglaterra, em meados do século XVIII, os
artesãos foram beneficiados, pois se tornaram
profissionais indispensáveis para a indústria que
emergia e necessitava de sua mão-de-obra
qualificada.
E) O sociólogo Émile Durkheim tinha como
principal objetivo analisar as transformações
ocorridas na Europa, a partir da Revolução
Industrial, e o fez com base na visão
evolucionista apresentada por Charles Darwin,
criando o chamado “evolucionismo social”.
resposta: B
28DEZ2011
por sociologado em Questões UEL Tags:ciências, coletiva, coletivo, Comte,conhecimento, durkheim, instituições, organização, positivismo, questão, questões,racional, racionalização, regras, sociais, social, sociologado, sociologia, UEL,vestibular
38) O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento
social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile
Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo
do século XIX, é correto afirmar:
a) A busca de leis universais só pode ser empreendida no
interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo
dos homens não é científico.
b) Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto
do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios
gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica.
c) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do
que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e
orientação para as investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais.
d) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a
vida coletiva, o que demanda a necessidade de
entender suas regras de funcionamento e suas instituições
forjadas historicamente.
e) O papel do cientista social é intervir na construção do
objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados
durante o processo de socialização obtido no seio familiar.
resposta: D
28DEZ2011
por sociologado em Questões UEL Tags:beleza, belo, coerção, durkheim, estético,exterioridade, fato, generalidade, padrão, questão, questões, saúde, saudável, social,sociologado, sociologia, UEL, vestibular
30) Leia o texto a seguir.
De acordo com Susie Orbach, “Muitas coisas feitas em nome da
saúde geram dificuldades pessoais e psicológicas.
Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e
achar que correspondem à realidade
cria problema de auto-imagem, o que leva muitas mulheres às
mesas de cirurgia. Na geração das minhas
filhas, há garotas que gostam e outras que não gostam de seus
corpos. Elas têm medo de comida e do que
a comida pode fazer aos seus corpos. Essa é a nova norma, mas
isso não é normal. Elas têm pânico de ter
apetite e de atender aos seus desejos”.
(Adaptado: As mulheres estão famintas, mas têm medo da comida,
Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 ago. 2010, Saúde.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd1508201001.htm>.
Acesso em: 15 out. 2010).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de
Émile Durkheim, é correto afirmar:
a) O conflito geracional produz anomia social, dada a
incapacidade de os mais velhos compreenderem as aspirações dos mais novos.
b) Os padrões do que se considera saudável e belo são exemplos
de fato social e, portanto, são suscetíveis de
exercer coerção sobre o indivíduo.
c) Normas são prejudiciais ao desenvolvimento social por criarem
parâmetros e regras que institucionalizam o agir dos indivíduos.
d) A consciência coletiva é mais forte entre os jovens, voltados
que estão a princípios menos individualistas e egoístas.
e) A base para a formação de princípios morais e de solidez das
instituições são os desejos individuais, visto estes traduzirem o que é melhor
para a sociedade.
resposta: B
28DEZ2011
por sociologado em Questões UEL Tags:anômico, anomia, durkheim, fato, ficar,modernidade, pós, questão, questões, relações, sociais, social, sociologado, sociologia,UEL, vestibular
21) Leia o texto a seguir.
“O primeiro beijo é sempre o último”. Assim um informante define, com certa nostalgia, o surgimento de uma
nova rotina na prática de “ficar” entre os jovens ao longo da night. “Ficar” é essencialmente beijar, beijar em
série, beijar muito. O primeiro beijo, marcado por algo absolutamente fugaz, registro imediato do tátil, desliga-
-se do que outrora era ritual do enamoramento, prelúdio de uma trajetória sentimental. [...] No campo do afeto
e do exercício da sociabilidade, essa mesma noite propicia comportamentos que revelam a transitoriedade, a
seriação e o deslocamento afetivo como um novo mecanismo de agrupamento dos jovens.
(ALMEIDA, M. I. M. de. Guerreiros da noite – cultura jovem e nomadismo urbano, In Ciência hoje, v. 34, n. 202, p. 28.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociabilidade moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. As práticas assinaladas entre os jovens identificam-se ao que se definiu como pós-modernidade, isto é, relações fluidas, marcadas pela instantaneidade e por rupturas contínuas com referenciais pré-estabelecidos.
II. O comportamento dos jovens que optam pela prática do “ficar” é diferente do estado anômico, analisado
por Durkheim, na medida em que as bases da existência social mantêm seu funcionamento normal.
III. A vida social moderna, ao individualizar os sujeitos, eliminou a necessidade, entre os jovens, de participar
de agrupamentos identitários e de estabelecer vínculos sociais com outras pessoas.
IV. A adoção da prática antissocial do “ficar” é fruto de uma juventude sem valores morais, como família,
tradição e propriedade privada, presentes desde os primórdios da humanidade.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
resposta: A
27DEZ2011
por sociologado em Questões UEL Tags:ação, classes, comumidade, comunismo,concordância, durkheim, marx, mecânica, orgânica, questão, questões, social,sociologado, sociologia, solidariedade, Tönnies, UEL, vestibular, vontade, weber
24) A palavra “comunidade” entrou no vocabulário popular. É comum ouvir-se, por exemplo, a frase: “UEL promove curso voltado à comunidade”. Utilizada no dia-a-dia, “comunidade” é, no entanto, um conceito fundamental no interior do pensamento sociológico clássico. Para Durhan, na linguagem comum, a noção de comunidade refere-se a uma coletividade na qual os participantes possuem interesses comuns e estão afetivamente identificados uns com os outros. Essa idéia, que pressupõe harmonia nas relações sociais, é altamente valorizada, constituindo, por assim dizer, o ideal da vida social. É nesse sentido que a comunidade aparece como um mito do nosso tempo, pois ao ideal que ela representa opõe-se a realidade do conflito de interesses e da impessoalidade das relações sociais própria da nossa sociedade. (DURHAN, E. R. A dinâmica da cultura. São Paulo: COSACNAIFY, 2004. p. 221.)
Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema comunidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A comunidade, para Tönnies, é um tipo de relação entre vontades humanas caracterizada por uma vontade
social baseada na concordância, nas regras sociais comumente aceitas e na religião.
II. A base da comunidade, de acordo com Weber, reside, a exemplo do que acontece na sociedade, em uma
relação na qual a ação social exprime uma compreensão de interesses por motivos racionais de fins ou de
valores.
III. Segundo Marx, a verdadeira relação de comunidade só é possível no comunismo. Portanto, comunidade e
sociedade de classes são incompatíveis.
IV. A oposição comunidade-sociedade corresponde, de certa forma, à oposição entre solidariedade mecânica
e solidariedade orgânica, introduzida na sociologia francesa por Émile Durkheim.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
resposta: D
27DEZ2011
por sociologado em Questões UEL Tags:anômico, anomia, capital, carcerário,coesão social, comando, crime, criminalidade, drogas, durkheim, fato social, PCC,primeiro, prisão, prisões, questão, questões, sociologado, sociologia, tráfico, UEL,vestibular, violência
22) Leia o texto a seguir.
Texto I
“Tribunais do crime” mataram ao menos 9
[...]
Os ‘tribunais’ [do crime] são ‘julgamentos’ comandados por um presidiário do PCC que assume o papel de
‘juiz’ para determinar, por meio de um celular, a morte ou não de uma pessoa – seja ela ligada ou não ao
PCC.
Escutas telefônicas mostram como funcionam os ‘tribunais do crime’:
Pessoa 1: Alô [...]
Pessoa 2: Então, é aquilo que eu falei lá! Se o cara quiser vir, pode arrancar esse moleque aí, pegar, matar,
raspar e sair fora, que é para [ele] ficar esperto [...]. É essa a idéia: se quiser, é já para esticar o cerol [matar].
(Folha de São Paulo, 21 set. 2008. Caderno cotidiano, p. C-4.)
O texto retrata uma prática que tem se tornado comum em várias cidades brasileiras devido à existência de
organizações criminosas ligadas, principalmente, ao tráfico de drogas.
De acordo com a perspectiva teórica de Émile Durkheim, o texto expressa
a) a importância de se constituírem, no interior da sociedade, novas formas de consciência coletiva que se manifestem contrárias àquela dominante, reconhecida institucionalmente.
b) que a harmonia social tem como um de seus pressupostos a eliminação física e brutal dos indivíduos com comportamento coletivo desviante, por instituições paralelas ao poder estatal.
c) a importância de todos os setores da vida social possuírem estrutura institucional, pois, sendo a sociedade um grande organismo, inclusive o crime deve ser organizado.
d) que os indivíduos são anteriores à sociedade, ou seja, podem agir de forma autônoma e, se assim for necessário, podem agir contrariamente às normas coletivas.
e) aspectos de um quadro anômico, pois, embora certa taxa de crime seja normal em todas as sociedades, a prática assinalada indica a perda de vínculos sociais e morais básicos para a existência da coesão social.
resposta: E
27DEZ2011
por sociologado em Questões UEL Tags:clássicos, durkheim, marx, método, objeto,questão, questões, relação, relações, sociais, social, sociologado, sociologia, UEL,vestibular, weber
21) Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber são considerados os pilares do pensamento sociológico moderno.
Apesar das diferenças existentes entre eles a respeito do que é vida social e sua base, há, nos três pensadores,
uma intensa preocupação com o método de apreensão do objeto a ser investigado, no caso, as relações sociais.
Com base nos conhecimentos sobre a reflexão metodológica de Marx, Durkheim e Weber, assinale a alternativa
correta.
a) Para Durkheim, os esforços para evidenciar o que as sociedades poderiam ser e não o que efetivamente elas eram constituíam um dos grandes obstáculos à investigação sociológica.
b) Em Marx, o método aspira à construção de leis gerais e invariáveis, o que se exprime na formulação de que “a história de todas as sociedades, até os dias de hoje, tem sido a história das lutas de classes”.
c) De acordo com Weber, ao observar as culturas, o investigador deve apreendê-las em sua totalidade. Escapar a este princípio, situado na origem do conceito de tipo ideal, é permanecer preso ao senso comum.
d) Marx, Durkheim e Weber romperam com o princípio indutivo na investigação do objeto, lançando, com isso, as bases para a construção da sociologia enquanto ciência da sociedade.
e) Nos três autores, é comum a compreensão de que a aparência da vida social é coincidente com a sua essência, isto é, o que vemos reproduz, imediatamente, no plano do pensamento, a vida social tal como ela é, em seus fundamentos.
resposta: A
15SET2011
por sociologado em Questões UEL Tags:durkheim, emprego, marx, questão,questões, sociologado, sociologia, trabalho, UEL, vestibular, weber
32) Leia o texto a seguir:
Do ponto de vista do cidadão, a equação de trabalhar sem prazer para viver livremente nos períodos de folga é dura demais, se considerarmos que passamos mais de 60% do dia envolvidos com o trabalho. E, como não há notícia de um ser humano que tenha conseguido desligar o cérebro durante suas tarefas, somos também nós mesmos durante o labor. (Dá para ser feliz no trabalho?, Época, 13 de jul. 2009, p. 68.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a visão sociológica do trabalho, considere as afirmativas a seguir:
I. Segundo a teoria marxista, só é possível avaliarmos que “passamos mais de 60% de nossas vidas envolvidos com o trabalho” devido à organização capitalista que, em razão da propriedade privada dos meios de produção e do assalariamento, separa tempo de trabalho e tempo de não-trabalho.
II. Para Max Weber, o desafio da explicação sociológica era o de reconstruir o processo por meio do qual se passou a aceitar o trabalho de forma disciplinada como um fim em si mesmo, tornando-o passível de uma avaliação moral positiva. Foi essa sua intenção ao analisar as afinidades eletivas do trabalho capitalista com a ética protestante.
III. O sentimento do trabalhador em relação à sua atividade estava ausente nas ideias da sociologia clássica, já que a felicidade ou não dos sujeitos no trabalho é uma preocupação da sociedade contemporânea globalizada, que se baseia em valores individualistas e hedonistas.
IV. Seguindo a linha de explicação oriunda de Émile Durkheim, a questão do prazer ou felicidade no trabalho não depende diretamente do número de horas trabalhadas, mas se há uma compreensão em cada indivíduo da importância de cada um no trabalho geral, em que exercemos nossa individualidade, “somos nós mesmos na execução de nossas especialidades”.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
Resposta: E
15SET2011
por sociologado em Questões UEL Tags:divisão, durkheim, questão, questões, social,sociologado, sociologia, solidariedade, trabalho, UEL, vestibular
Leia o texto a seguir e responda às questões 29 e 30.
Ao separar completamente o patrão e o empregado, a grande indústria modificou as relações de trabalho e apartou os membros das famílias, antes que os interesses em conflito conseguissem estabelecer um novo equilíbrio. Se a função da divisão do trabalho falha, a anomia e o perigo da desintegração ameaça todo o corpo social e quando o indivíduo, absorvido por sua tarefa se isola em sua atividade especial, já não percebe os colaboradores que trabalham ao seu lado e na mesma obra, nem sequer tem ideia dessa obra comum. (DURKHEIM, E. A Divisão Social do Trabalho. Apud QUINTEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Toque de Clássicos. vol1. Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 91.)
29) Assinale a alternativa que corretamente define a função moral da divisão do trabalho social segundo E. Durkheim.
a) Ampliar a anomia social.
b) Estimular o conflito de classes.
c) Promover a consciência de classe.
d) Estreitar os laços de solidariedade social.
e) Reproduzir formas de alienação social.
Resposta: D
15SET2011
por sociologado em Questões UEL Tags:Arruda, consciência coletiva, durkheim,folha, Geisy, questão, questões, sociologado, sociologia, UEL, vestibular
21) Leia o texto a seguir:
A aluna Geisy Villa Nova Arruda, 20, não poderá mais frequentar o prédio em que estudava antes do dia 22 de outubro, quando foi perseguida, encurralada, xingada e ameaçada por cerca de 700 alunos, no campus de São Bernardo (de uma Universidade particular), alegadamente por causa do microvestido que trajava.
(Adaptado de: Folha de São Paulo. (Universidade particular) decide “exilar” Geisy em outro prédio. Caderno cotidiano, C1, 11 nov. 2009.)
A matéria refere-se a recente episódio, de repercussão nacional na mídia e que teve como desfecho a readmissão da aluna à referida instituição, após o posicionamento da opinião pública.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Durkheim, é correto afirmar que o acontecimento citado revelou
a) a consolidação de uma nova consciência coletiva, de bases amplas, representada pelos alunos da referida instituição.
b) o desprezo da consciência coletiva dominante na sociedade em relação aos destinos individuais, no caso, à aluna
que foi alvo dos ataques dos estudantes.
c) a força da consciência coletiva da sociedade que se impôs aos comportamentos morais desviantes com a finalidade de resgatar a harmonia social, preservando as instituições.
d) a presença de um quadro de profunda anomia social e o quanto os valores sociais de decência foram perdidos pela
consciência coletiva que se posicionou favoravelmente à estudante.
e) o perigo representado pela presença de uma consciência coletiva forte e majoritária atuando como obstáculo para o desenvolvimento da vida social sadia ao impedir que alguns indivíduos defendessem os melhores valores morais.
Resposta: C
13JUN2011
por sociologado em Questões UEL Tags:coercitivo, durkheim, exterior, fato,gabarito, geral, indivíduos, questão, questões, social, sociologia, UEL, vestibular
22) De acordo com Florestan Fernandes:
A concepção fundamental de ciência, de Emile Durkheim (1858-1917), é realista, no sentido de defender o princípio segundo o qual nenhuma ciência é possível sem definição de um objeto próprio e independente.
(FERNANDES, F. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Rio de Janeiro: Cia Editora Nacional, 1967. p. 73).
Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da Sociologia, segundo Emile Durkheim (1858-1917).
a) O conflito de classe, base da divisão social e transformação do modo de produção.
b) O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos.
c) A ação social que define as inter-relações compartilhadas de sentido entre os indivíduos.
d) A sociedade, produto da vontade e da ação de indivíduos que agem independentes uns dos outros.
e) A cultura, resultado das relações de produção e da divisão social do trabalho.
resposta: B
13JUN2011
por sociologado em Questões UEL Tags:ação, coletiva, compreensiva, consciência,durkheim, funcionalismo, gabarito, individualismo, liberalismo, questão, questões,social, sociologia, tipologias, UEL, vestibular, weber
21) Leia os depoimentos a seguir:
• Sou um ser livre, penso apenas com minhas idéias, da minha cabeça, faço só o que desejo, sou único, independente, autônomo. Não sigo o que me obrigam e pronto! Acredito que com a força dos meus pensamentos poderei realizar todos os meus sonhos, e o meu esforço ajuda a sociedade a progredir.
(Jovem estudante e trabalhadora em uma loja de shopping).
• Sou um ser social, o que penso veio da minha família, dos meus amigos e parentes, gostaria de fazer o que desejo, mas é difícil! Às vezes faço o que quero, mas na maioria das vezes sigo meu grupo, meus amigos, minha religião, minha família, a escola, sei lá… Sinto que dependo disso tudo e gostaria muito de ser livre, mas não sou!
(Jovem estudante em uma escola pública que trabalha em empregos temporários).
• Sinto que às vezes consigo fazer as coisas que desejo, como ir a raves, mesmo que minha mãe não permita ou concorde. Em outros momentos faço o que me mandam e acho que deve ser assim mesmo. É legal a gente viver segundo as regras e ao mesmo tempo poder mudá-las. Nas raves existem regras, muita gente não percebe, mas há toda uma estrutura, seguranças, taxas, etc. Então, sinto que sou livre, posso escolher coisas, mas com alguns limites.
(Jovem estudante e Office boy).
Assinale a alternativa que expressa, respectivamente, as explicações sociológicas sobre a relação entre indivíduo e sociedade presentes nas falas.
a) Solidariedade mecânica, fundada no funcionalismo de E. Durkheim; individualismo metodológico, fundado na teoria
política liberal; teoria da consciência de classe, fundada em K. Marx.
b) Teoria da consciência de classe, fundada em K. Marx; sociologia compreensiva, fundada no conceito de ação social e suas tipologias de M. Weber; teoria organicista de Spencer.
c) Individualismo, fundado no liberalismo de vários autores dos séculos XVIII a XX; funcionalismo, fundado no conceito de consciência coletiva de E. Durkheim; sociologia compreensiva, fundada no conceito de ação social e suas tipologias de M. Weber.
d) Sociologia compreensiva, fundada no conceito de ação social e suas tipologias de M. Weber; teoria da consciência de classe, fundada em K. Marx; funcionalismo, fundado no conceito dos três estados de Augusto Comte.
e) Corporativismo positivista, fundado em Augusto Comte; individualismo, fundado no liberalismo de vários autores dos séculos XVIII a XX; teoria da consciência de classe, fundada em K. Marx.
resposta: C
23ABR2011
31- Segundo Émile Durkheim “[...] constitui uma lei da
história que a solidariedade mecânica, a qual a
princípio é quase única, perca terreno progressivamente
e que a solidariedade orgânica, pouco a
pouco, se torne preponderante”.
Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os
Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo:
Abril Cultural, 1977, p. 67.
Por esta lei, segundo o autor, nas sociedades
simples, organizadas em hordas e clãs,
prevalece a solidariedade por semelhança,
também chamada de solidariedade mecânica.
Nas organizações sociais mais complexas,
prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela
que resulta do aprofundamento da
especialização profissional.
De acordo com a teoria de Durkheim, é correto
afirmar que:
a) As sociedades tendem a evoluir da
solidariedade orgânica para a solidariedade
mecânica, em função da multiplicação dos clãs.
b) Na situação em que prevalece a solidariedade
mecânica, as sociedades não evoluem para a
solidariedade orgânica.
c) As sociedades tendem a evoluir da
solidariedade mecânica para a solidariedade
orgânica, em função da intensificação da divisão
do trabalho.
d) Na situação em que prevalece a divisão social
do trabalho, as sociedades não desenvolvem
formas de solidariedade.
e) Na situação em que prevalecem clãs e hordas,
as sociedades não desenvolvem formas de
solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer
progressivamente.
resposta: C
13FEV2011
36- “Na raiz de nossos julgamentos existe um certo
número de noções essenciais que dominam toda a
vida intelectual; são aquelas que os filósofos chamam
de categorias do entendimento: noções de tempo, de
espaço, de gênero, de número, de causa, de
substância, de personalidade etc. [...] Mas, se, como
pensamos, as categorias são representações
essencialmente coletivas, traduzem antes de tudo
estados da coletividade: elas dependem da maneira
pela qual esta é constituída e organizada, de sua
morfologia, de suas instituições religiosas, morais,
econômicas etc.” (DURKHEIM, Émile. Sociologia. São
Paulo: Ática, 1981. p. 154-157.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o
tema, é correto afirmar que a noção de categorias
do entendimento compreende:
a) Os estados emocionais fugazes dos indivíduos
de distintas sociedades.
b) Aquelas representações cuja formação é exterior
às instituições religiosas, morais e econômicas.
c) O modo como a sociedade vê a si mesma nos
modos de agir e pensar coletivos.
d) A tradução de estados mentais dos indivíduos
portadores de distintas visões de mundo.
e) As noções incomuns à vida intelectual de uma
sociedade que deturpa os julgamentos dos sujeitos.
resposta: C
12FEV2011
24- “Três grandes dimensões fundamentam o vínculo social.
Primeiro, a complementaridade e a troca: a divisão do
trabalho social cria diferenças com base na
complementaridade, o que permite aumentar as trocas.
Em segundo lugar, o sentimento de pertença à
humanidade que nos leva a reforçar nossos vínculos com
os outros seres humanos: força da linhagem, do vínculo
sexual e familiar; afirmação de um destino comum da
humanidade por grandes sistemas religiosos e
metafísicos. Por fim, o fato de viver junto, de partilhar uma
mesma cotidianeidade; a proximidade surge então como
produtora do vínculo social e o camponês sedentário como
o ser social por excelência.” (BOURDIN, Alain. A questão
local. Rio de Janeiro: DP&A, 2001 p. 28.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o
tema, é correto afirmar:
a) A divisão do trabalho social na sociedade
contemporânea desagrega os vínculos sociais.
b) Os sistemas religiosos e metafísicos são fatores
de isolamento social, por resultarem de criações
subjetivas dos indivíduos.
c) O cotidiano das pequenas cidades e do mundo
campesino favorece a criação de vínculos sociais.
d) Pela ausência da cotidianeidade, as grandes
metrópoles deixaram de ser lugares de
complementaridade e de trocas.
e) O forte sentimento de pertencer à humanidade
desmantela a noção de comunidade e minimiza
o papel da afetividade nas relações sociais.
resposta: C
07FEV2011
39- Emile Durkheim observa que uma condição
fundamental para que a sociedade possa existir é a
presença de um consenso social. Pois sem consenso
não há cooperação entre os indivíduos e, portanto,
não há vida social. Este consenso é garantido pelo
meio moral que compartilhamos, o qual, por sua vez,
é produzido pela cooperação entre os indivíduos
através de um processo de interação que Durkheim
chamou de divisão do trabalho social. Desse modo,
conforme o tipo de divisão do trabalho social que
predomina na vida coletiva numa determinada época,
tem-se um tipo diferente de solidariedade entre os
indivíduos. Durkheim destaca dois tipos de
solidariedade: a mecânica e a orgânica. No Brasil, por
exemplo, nota-se a influência das idéias positivistas
em boa parte de sua legislação. (Adaptado de:
RODRIGUES, Alberto T. Sociologia da Educação. Rio
de Janeiro: DP&A, 2000. p.27-28.)
Considere as afirmativas a seguir, que apresentam
artigos e parágrafos da Consolidação das Leis do
Trabalho (CLT- Edição de 1988) e da Constituição de
1988.
I. “[São condições para o funcionamento do Sindicato:]
a proibição de qualquer propaganda de doutrinas
incompatíveis com as instituições e os interesses da
Nação [...]”.
II. “[São prerrogativas dos Sindicatos:] colaborar com o
Estado, como órgãos técnicos e consultivos, no
estudo e solução dos problemas que se relacionam
com a respectiva categoria ou profissão liberal”.
III. “[Dos direitos e deveres individuais e coletivos:] a
criação de associações e, na forma da lei, a de
cooperativas independem de autorização, sendo
vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.
IV. “[Da Organização Sindical:] A solidariedade de
interesses econômicos dos que empreendem
atividades idênticas, similares ou conexas constitui o
vínculo social básico que se denomina aqui categoria
econômica”.
Remetem ao conceito de solidariedade orgânica,
apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
resposta: D
07FEV2011
38- “A despeito de se viver na era dos direitos, são
significativos os homicídios no mundo inteiro, as condições
sub-humanas a que são submetidas centenas de milhões
de pessoas [...]. No Brasil, aí estão assassínios praticados
por graúdos mandantes que se servem de pistoleiros
profissionais, trabalho escravo, tráfico de mulheres,
menores para prostituição, a deplorável guerra do tráfico de
drogas e as chacinas em grandes cidades brasileiras, em
pleno século XXI [...]. Pelo número de concepções, leis,
tratados, etc., está-se na era dos direitos. No plano da
efetivação dos direitos, para utilizar a expressão de
Lipovetsky [...], não se estaria na era do vazio [de direitos]?”
[Situações sociais desse tipo são analisadas por alguns
sociólogos a partir da consideração de que nos
encontramos em] “uma condição social em que as normas
reguladoras do comportamento perderam a sua validade,
[onde] a eficácia das normas está em perigo”. (Folha de
São Paulo, São Paulo, 30 ago. 2004. p. A 3.)
Assinale a alternativa que indica o conceito utilizado
por Emile Durkheim (1858-1917) para definir uma
“condição social” do tipo descrito no texto.
a) Anomia.
b) Fato social.
c) Coerção social.
d) Consciência coletiva.
e) Conflito social.
resposta: A
24JAN2011
29- O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a “comunhão de valores morais” a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto.
a) Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias.
b) Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
c) Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal.
d) Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
e) Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos.
resposta: C
23JAN2011
23 – Antonio Candido, crítico literário com formação em sociologia, assim escreve sobre as formas de solidariedade na vida social rural do interior do estado de São Paulo (1948-1954): “Na sociedade caipira a sua manifestação mais importante é o mutirão, cuja origem tem sido objeto de discussões. Qualquer que ela seja, todavia, é prática tradicional. (…) Consiste essencialmente na reunião de vizinhos, convocados por um deles, a fim de ajudá-lo a efetuar determinado trabalho: derrubada, roçada, plantio, limpa, colheita, malhação, construção de casa, fiação, etc. Geralmente os vizinhos são convocados e o beneficiário lhes oferece alimento e uma festa, que encerra o trabalho. (…) Um velho caipira me contou que no mutirão não há obrigação para com as pessoas, e sim para com Deus, por amor de quem serve o próximo; por isso a ninguém é dado recusar auxílio pedido.” (CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. 9. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades; Editora 34, 2001. p. 87-89).
Com base no texto e nos estudos de Émile Durkheim sobre solidariedade, assinale a alternativa que define a forma de solidariedade que prevalece no caso citado.
a) A produção rural desenvolveu o mutirão como forma de solidariedade racional baseada no cálculo econômico do lucro.
b) A solidariedade tradicional que aparece na sociedade caipira, estimulada pelo mutirão, fundamenta-se no modelo de organização do trabalho industrial.
c) A produção rural recorre ao mutirão como uma forma de solidariedade orgânica, sustentada na especialização das tarefas e na remuneração equivalente à qualificação profissional.
d) O mutirão pode ser caracterizado como uma forma de solidariedade mecânica, pois se baseia na identidade por vizinhança e nos valores religiosos do grupo social.
e) O mutirão garante o assalariamento da vizinhança, fortalecendo a solidariedade rural.
resposta: D
23JAN2011
22 – Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.
Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
resposta: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário