EXERCÍCIO DE
SOCIOLOGIA
1 Considere as sentenças abaixo:
I - Para Durkheim, a Sociologia é o estudo
dos fatos sociais.
II - A Sociologia é chamada de geral quando
consideramos a sociedade em seu sentido mais amplo e é especial quando se ocupa
de determinado grupo de fatos sociais de mesma natureza.
III - A Sociologia da Educação tornou-se
uma disciplina autônoma, desvinculada da Sociologia Geral, pela importância que
a educação assumiu no mundo contemporâneo.
Você considera corretas:
(A) somente a sentença I.
(B) somente a sentença II.
(C) somente a sentença III.
(D) somente as sentenças II e III.
(E) somente as sentenças I e II.
2) Como Sociologia
especial, a Sociologia da Educação estuda:
I – a educação como processo social global
que ocorre em toda a sociedade.
II – os sistemas escolares, ou seja, o
conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do
sistema social mais global;
III – a escola como unidade sociológica e a
sala de aula como subgrupo de ensino.
Você considera corretas:
(A) todas as sentenças.
(B) somente as sentenças I e II.
(C) somente as sentenças II e III.
(D) somente as sentenças I e III.
(E) todas as sentenças.
3) Das afirmativas
abaixo, a única que NÃO CORRESPONDE às contribuições da Sociologia da Educação
é
(A) Ajuda os alunos de menor rendimento e inadaptação
escolar a terem melhores resultados.
(B) Esclarece o processo educativo e as
relações entre a escola e a sociedade.
(C) Analisa a escola como grupo social e sua
estrutura interna.
(D) Explica a influência da escola no
comportamento e na personalidade de seus membros.
(E) Permite que se compreenda o papel da educação
na sociedade e em seu desenvolvimento.
4) Das afirmativas
abaixo, a única que CORRESPONDE às contribuições da Sociologia da Educação é
(A) Ajuda os alunos
de menor rendimento e inadaptação escolar a terem melhores resultados.
(B) Impede a análise da escola como grupo
social, o que ajuda a sua estrutura interna.
(C) Explica a influência da personalidade de
eseus membros nos seus comportamentos na escola..
(D) Evita que se misture educação e
desenvolvimento social, que devem ser estudados como dos fenômenos em separado.
(E) Esclarece o processo educativo e as relações entre a
escola e a sociedade.
5)5Observe a figura
abaixo, adaptada do livro Cuidado Escola:
Relacionando-a às frases abaixo, você diria
que a sua melhor interpretação é:
(A) A educação é um processo que mantem a
cultura das gerações mais velhas pela impossibilidade de reação dos jovens.
(B) Os fins justificam os meios: o importante
é que o jovem receba o que os mais velhos têm a lhe transmitir.
(C) O fato de não querer receber o que os mais
velhos querem lhe transmitir permitirá que o jovem renove a sociedade a partir
de si mesmo.
(D) A educação é um processo que acaba se
mostrando benéfico, mesmo que as gerações mais novas reajam, num primeiro
momento.
(E) A educação é a ação pela qual as gerações adultas
transmitem sua cultura às gerações mais jovens.
1) 7) Observe a
figura abaixo, adaptada do livro Cuidado Escola:
Relacionando-a às
frases abaixo, você diria que a sua melhor interpretação é:
(A) A educação
que ocorre na escola incorpora sempre a educação assistemática que o aluno traz
da sua vida.
(B) A educação
sistemática e a educação assistemática são uma mesma coisa que acontece,
apenas, em lugares diferentes.
(C) A educação
sistemática e a educação assistemática têm os mesmos conteúdos, mas cada uma
deve preservar seus espaços de atuação.
(D) A educação sistemática escolar, muitas vezes,
desconsidera as contribuições da educação assistemática.
(E) A principal
tarefa do professor é evitar que os elementos da educação assistemática
atrapalhem a educação sistemática praticada nas escolas.
1) Das opções
abaixo, a única que NÃO se encontra entre as funções da educação sistemática é
(A) Buscar a
estabilidade social.
(B) Realizar a igualdade social.
(C) Ser um canal de
ascensão social.
(D) Realizar o peneiramento
social.
(E) Favorecer o
controle social.
2) Das opções
abaixo, a única que se encontra entre as funções da educação sistemática é
(A) Favorecer a
transformação social.
(B) Impedir a
ascensão social.
(C) Diminuir o
peneiramento social.
(D) Evitar o
controle social.
(E) Buscar a estabilidade social.
QUESTÕES DE CONCURSOS E DE ENADEs ANTERIORES
1) A Sociologia
nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que
aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e
conceitos pela Sociologia?
(A) A situação da classe trabalhadora, a transformação da
propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
(B) O crescimento
do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o
conservadorismo.
(C) O sistema
fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores
rurais.
(D) A
religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da
propriedade.
(E) O
desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade
popular, a tradição e o racionalismo.
2) Considerando a
discussão sociológica sobre o conceito de integração, pergunta-se: o que pode
levar à integração de um grupo?
(A) O fato de que
todos têm a mesma nacionalidade.
(B) A aceitação quase irrestrita das regras do grupo.
(C) A submissão
às lideranças políticas.
(D) A ausência da
anomia.
(E) O controle
social exercido pela sociedade.
3) A relação
entre educação escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia
há mais de um século. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento
explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes
diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da
população
(A)
vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de
trabalho.
(B) garante
empregabilidade compatível com o nível de instrução.
(C) proporciona acesso
ao mercado de trabalho devido à diminuição da competitividade.
(D) está relacionada
às crises econômicas e favorece o desemprego.
(E) gera equanimidade
entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.
4) Durante os
encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram
considerados como os mais importantes. Dentre estes, destaca-se o conhecimento
da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi
preciso levar-se em conta
(A) a realidade
expressa nos programas escolares estabelecidos.
(B) a vivência
limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
(C) o meio ambiente
das classes mais favorecidas daquela região.
(D)
o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
(E) o modelo social
idealizado pelos pais dos alunos da escola.
5) A partir da
constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as
diferenças de comportamento entre os grupos é justificado pela antropologia
como:
(A) O ser humano
é, entre os animais, o ser mais evoluído, razão pela qual é superior aos
demais. Esta superioridade implica na padronização dos comportamentos humanos.
(B) As diferenças de comportamento entre os grupos
humanos se deve a diferenciação dos padrões culturais produzidos pela
humanidade.
(C) Não é correto
separar aspectos naturais dos aspectos culturais do ser humano. A humanidade só
pode ser compreendida pela sua unidade biológica, que tende a padronizar os
comportamentos.
(D) As diferenças
de comportamento entre os grupos humanos é uma evidência de que não se trata de
uma espécie única. As diferentes etnias surgiram em épocas e locais distintos,
por isso é possível afirmar que alguns grupos evoluíram mais que outros.
(E) A humanidade
é composta de diversas espécies em diferentes etapas de desenvolvimento do
processo evolutivo. Deste modo, cada sociedade pode ser classificada e inserida
em um contínuo, que vai das mais atrasadas e simples às mais adiantadas e
complexas.
6) Problemas de
ordem na sala de aula com freqüência resultam das dificuldades da formação de
valores e atitudes dos alunos, em face das mudanças da vida social. Sobretudo
no meio urbano, e com adolescentes, isso ocorre porque
(A) a família e a
escola ganham mais importância que os grupos de vizinhança e a comunidade.
(B) a família, a
igreja e a comunidade ganham mais importância que os meios de comunicação e a
vizinhança.
(C) a escola e os
grupos de colegas ganham mais importância que os meios de comunicação e de
informação.
(D)
os meios de comunicação e os grupos de colegas ganham mais importância que a
escola e a família.
(E) os grupos
primários, como a família e o grupo de colegas, ganham mais importância que a
televisão.
7) Por
socialização entendemos o processo:
(A) Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro
da sociedade.
(B) De divisão da
riqueza social produzido pelos homens.
(C) De construção
de laços de afetividade.
(D) De
constituição de grupos sociais.
(E) De
transformação da comunidade em sociedade.
8) Partilha,
cooperação, participação, inserção social e respeito mútuo são categorias
sociológicas que fundamentam atividades as quais, além de facilitar o
desenvolvimento social dos alunos, visam também
(A) à consolidação das
características de personalidade.
(B) à aquisição dos
conteúdos curriculares.
(C) à organização das
pesquisas escolares.
(D) à obediência aos
preceitos educativos.
(E)
à construção consciente da cidadania.
9) Cidadania é um
conceito:
(A) Que pressupõe
apenas um conjunto de direitos.
(B) Baseado na
posição social dos indivíduos.
(C) Que pressupõe
dependência dos indivíduos em relação ao Estado.
(D) Que se refere
apenas aos direitos políticos dos indivíduos.
(E) Em permanente construção, que pressupõe um conjunto
de direitos e deveres.
10) Se a lei da
gravidade ou a da inércia são leis da natureza – não se pode questioná-las, não
se pode mudá-las, e só resta conhecê-las para melhor viver - , do mesmo modo, a
sociedade, a vida coletiva, deve ter suas leis próprias, independentes da
vontade humana, que precisam ser conhecidas. A física newtoniana descobriu as
leis da gravidade e da inércia dos corpos. Cabe à sociologia, na visão de
Durkheim, descobrir as leis da vida social. (RODRIGUES,
Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ: DP&A, 2000, p.21).
A visão sociológica de
Durkheim, apresentada pelo autor do texto acima, tem como fundamento a
concepção
(A)
sociointeracionista.
(B)
materialista-histórica.
(C)
positivista.
(D) construtivista.
(E) estruturalista.
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